Aparecida do Taboado (MS) – O Centro de Equoterapia “Iná Cintra Cardoso” nesta quarta-feira (10) no salão de eventos do Sindicato Rural, a chegada do Papai Noel, encerrando um ano de atividades voltadas aos praticantes atendidos pela instituição.
A programação teve início com um passeio pela cidade na Carreta da Alegria, acompanhado pelo Papai Noel, professores e coordenadores. No retorno ao recinto, os participantes receberam lanche e um mimo especial. A data da confraternização foi definida em razão do início das férias dos alunos da APAE, público atendido pelo centro.
As atividades serão suspensas na próxima semana, com retorno previsto para janeiro de 2026. A instituição projeta novidades para o próximo ano, entre elas a implantação de aulas de equitação como continuidade terapêutica para praticantes que recebem alta da equoterapia.
Investimentos do Poder Executivo e de emendas impositivas da Câmara de Vereadores possibilitarão a ampliação do atendimento. A nova estrutura permitirá que os praticantes desenvolvam maior autonomia, autoconfiança e evolução motora, realizando atividades como arrear, montar e desmontar sem necessidade de rampa, além de favorecer o ingresso em práticas esportivas inclusivas do universo equestre.
A coordenação informou ainda que o tradicional leilão da instituição está previsto para fevereiro de 2026.
O evento contou com apoio do Sindicato Rural, Alcoolvale, Val Alimentos e José Olavo Fucci.
Sobre o Centro de Equoterapia
O Centro de Equoterapia Passo a Passo “Iná Cintra Cardoso” é uma entidade privada, sem fins lucrativos, presidida por Mara Cristina Cardoso Malaman. O local atende crianças e adultos com condições neurológicas e outras necessidades específicas.
A equoterapia utiliza o cavalo como instrumento terapêutico, beneficiando praticantes que possuem laudo e encaminhamento médico para o tratamento de atrasos no desenvolvimento, síndromes e demais dificuldades.
A instituição funciona de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, atendendo atualmente 50 praticantes. As atividades são realizadas no recinto de leilões do Sindicato Rural, parceiro que disponibiliza o espaço para o desenvolvimento do projeto.