Poderão acontecer a partir do próximo sábado (20) as convenções em que partidos políticos e federações (alianças de partidos) escolherão seus candidatos a prefeito e vereadores para a eleição municipal, que acontecerá em outubro.
O prazo final para as convenções termina no dia 05 de agosto e durante este período, os partidos realizam estas reuniões que fazem parte do calendário oficial da Justiça Eleitoral e são um requisito necessário para as legendas e federações que desejam lançar políticos na disputa.
Segundo informações do site Folha Integração, as convenções municipais dos partidos PODEMOS, UNIÃO BRASIL e PARTIDO LIBERAL (PL) acontecerão no dia 22 de julho. Já no dia 23, os partidos PROGRESSISTAS (PP), Federação PSDB Cidadania (PSDB) e Partido Social Democrático (PSD) realizarão o evento.
Partidos como Partido Democrático Trabalhista (PDT), Federação Brasil da Esperança (FE BRASIL), da qual faz parte o Partido Trabalhista (PT), Partido Renovação Democrática (PRD) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) também deverão realizar as convenções.
Após as definições das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
O dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral geral, após o prazo de registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.