Aparecida do Taboado (MS) – Nesta segunda-feira (24), o Corpo de Bombeiros registrou três focos de incêndio em diferentes áreas do município. Também já foram registradas 22 queimadas desde o início do mês em Aparecida do Taboado, superando a média de anos anteriores.
Ao Costa Leste News, o Subtenente do Corpo de Bombeiros, Joelder Souza, informou que o primeiro atendimento aconteceu na rua Abadio Rodrigues de Almeida por volta das 13h45, em um terreno baldio, após atearem fogo no local.
O segundo atendimento aconteceu logo em seguida, por volta das 14h, em uma área rural próxima a Ponte Rodoferroviária. O fogo queimou aproximadamente 30 hectares de pastagem e teve início após o rompimento de um cabo de energia. “Nós contamos com o apoio dos trabalhadores da fazenda que auxiliaram os bombeiros com tratores. […] Houve a necessidade de fazer o rompimento da cerca porque existiam muitos animais no pasto que precisaram ser removidos”, informou o Subtenente.
Período de Estiagem
Devido aos incêndios florestais que atingem Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado decretou situação de emergência com prazo de 180 dias.
Devido a estiagem prolongada, a população deve estar em alerta sobre os riscos do fogo. Ao Costa Leste News, o Comandante do Corpo de Bombeiros, Tem. Raimundo pediu a conscientização da população para que evitem atear fogo em terrenos neste período.
Vale lembrar que atear fogo em terrenos baldios é crime ambiental passível de multa. Até mesmo pessoas que colocam fogo para “limpar lixo” podem ser punidas.
A Lei de Crimes Ambientais prevê que a multa seja aplicada mesmo se a queima ocorrer em propriedades particulares. A justificativa é que o crime de poluição coloca em risco a saúde humana e a segurança dos animais, além de destruir a flora.
Gostaria de nos sugerir alguma pauta? Nos mandem mensagem no número do nosso WhatsApp.