Aparecida do Taboado (MS) – Um produtor rural de 29 anos foi autuado nesta terça-feira (3) por desmatamento ilegal em área protegida de reserva legal numa propriedade rural em Aparecida do Taboado, tendo atingido também uma área que poderia ser desmatada mediante licenciamento ambiental, mas ele não tinha o documento.
Segundo registros da Polícia Militar Ambiental, o proprietário da fazenda realizou a supressão ilegal de 5,25 hectares de vegetação nativa de cerrado, sendo 2,21 na área protegida de reserva legal, entrando em mais 3,04 hectares de área passível de licenciamento ambiental, licença esta do órgão ambiental que não existia. “A área que fora suprimida visava o plantio de pastagem para criação de gado bovino. A madeira proveniente da vegetação desmatada encontrava-se em leiras no local e ainda não havia sido explorada. As atividades foram interditadas”, escreveu a PMA em nota.
O criador de gado, morador de Selvíria, foi autuado administrativamente e multado em R$ 13 mil. Ele também responderá por crime ambiental, com pena de um a três anos de detenção agravada por ter atingido área protegida, e terá que apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental estadual.