Aparecida do Taboado (MS) – A capacitação profissional oferecida semanalmente por meio da parceria entre o SENAR/MS, o Sindicato Rural e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação chegou à Comunidade Terapêutica Desafio Jovem Operação Resgate, que acolhe dependentes químicos e alcoólicos.
O curso de Processamento de Carne de Peixe foi ministrado pelo instrutor do SENAR/MS, Carlos Zanin de Almeida Junior, e contou com a participação de dez alunos. Durante as aulas teóricas, os participantes aprenderam sobre a anatomia do peixe, e na parte prática foram instruídos sobre cortes comerciais, retirada de espinhos, preparo da costelinha, ventrecha e filé, além da remoção da pele para a produção de pratos especiais.
Segundo o instrutor, os subprodutos também podem ser aproveitados na produção de hambúrgueres, almôndegas, nuggets, quibes, bolinhos de peixe e bandas temperadas.
“O curso ensina a agregar valor ao peixe e capacita pessoas para atuar em frigoríficos, peixarias, restaurantes ou no aproveitamento do excedente da produção. Esses novos conhecimentos ajudam a melhorar a alimentação, valorizar o produto e abrir portas para uma nova atividade profissional”, destacou Zanin.
A assistente social Cristiane Rocha Cabral, que atua na comunidade, ressaltou a importância da iniciativa para a reinserção social dos acolhidos.
“O projeto oferece a oportunidade de que, ao concluírem o tratamento de nove meses, eles possam sair recuperados e com novos conhecimentos para buscar uma colocação no mercado de trabalho e recomeçar a vida”, afirmou.
Atualmente, a Comunidade Terapêutica Desafio Jovem Operação Resgate acolhe 23 pessoas em tratamento contra a dependência química, oferecendo apoio, aprendizado e esperança de um novo começo ao lado da família e em convivência saudável na sociedade.
Mais informações: (67) 3565-1288 | (67) 99283-1275


