Aparecida do Taboado (MS) – Aumentar a renda é um desafio para muitas famílias, principalmente para as donas de casa que não conseguem um emprego formal devido às exigências de horário das empresas ou a outros fatores que dificultam o trabalho fora de casa.
Os cursos de capacitação surgem como uma alternativa viável e acessível, oferecida pelo SENAR/MS em parceria com o Sindicato Rural. Neste mês de setembro, entre os dias 1º e 25, foram disponibilizados 14 cursos, abrindo novas oportunidades para homens e mulheres.
Curso de Conserva de Frutas
Um dos destaques da programação é o Curso de Conserva de Frutas, que nesta semana reúne dez alunas no salão de eventos do Sindicato Rural. Ministrado pela instrutora do SENAR, Maria Cristina Sartori, o curso tem duração de três dias (16 a 18/09), com aulas teóricas pela manhã e práticas no período da tarde.
Com as mãos na massa, as participantes aprendem a produzir geleias, compotas, doces pastosos e de corte. Um dos pontos altos é a preparação da pectina, substância presente em algumas frutas, essencial para dar consistência, realçar o sabor e melhorar a aparência das receitas.
“A casca da laranja, por exemplo, aproveitamos para fazer o cri cri de laranja, que é um sucesso. Já os doces cristalizados são os que agregam maior valor, como o doce de mamão cristalizado. São produtos que podem ser feitos em casa e vendidos, ajudando a complementar a renda da família”, destacou a instrutora.
Os cursos seguem as diretrizes do SENAR e têm como objetivo oferecer conhecimento prático para que os participantes, especialmente as donas de casa, encontrem novas formas de geração de renda e conquistem mais independência.
Mais informações: 67 3565-1288/67 9283-1275


