A maioria dos deputados federais de Mato Grosso do Sul vão votar contra qualquer proposta de anistia do caixa 2 no pacote anticorrupção – com 12 medidas – que deve ser apreciado amanhã (29) na Câmara dos Deputados.
A PL 4850/2016, que estabelece medidas de combate à impunidade e à corrupção, acabou não sendo votado na semana passada, porque houve resistências de parlamentares contrários a esta anistia.
A possibilidade da anistia existiu porque alguns líderes partidários queriam incluir na votação da última quinta-feira uma matéria que daria tal condição a quem já utilizou caixa 2.
Também há o artigo 354—A do projeto, que cria o crime de caixa 2, com pena de dois a cinco anos, e multa, que gera uma discussão jurídica. Isso porque no Brasil só existe um crime quando ele está tipificado numa lei, o que faz agora o PL 4850/2016.
Desta forma, o caixa 2 só passaria a ter validade a partir da aprovação do texto. Os crimes cometidos antes não poderiam ser punidos. Hoje, usa-se outras leis – entre elas a eleitoral – para punir este crime.
Mais Recente de Blog
Mato Grosso do Sul registrou a abertura de 1.168 novas empresas em setembro de 2026, crescimento
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) reuniu lideranças para avançar na construção de um plano
Mato Grosso do Sul completa 49 anos sendo o estado com maior possibilidade de ascensão social
As rodovias estaduais de Mato Grosso do Sul terão reforço no policiamento entre esta sexta-feira (9)
Separação do antigo Mato Grosso criou uma nova estrutura político-administrativa, enquanto as transformações econômicas da Costa

