Nesta terça-feira (19/04), foram homenageadas 110 personalidades civis e militares com a Medalha Tiradentes, uma das mais altas honrarias outorgadas pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS). A medalha, que concede reconhecimento àqueles que contribuíram de forma expressiva para a segurança pública e com o trabalho da Polícia Militar, também reverencia o patrono das polícias militares e civis do País, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira. O deputado estadual Angelo Guerreiro (PSDB) foi homenageado.
O presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi (PMDB), afirmou que “todas as honrarias concedidas pela Polícia Militar tem a finalidade de condecorar os que se destacaram em ações beneficiando a população sul-mato-grossense. Uma homenagem especial que reconhece o valor das pessoas que contribuíram para a Polícia Militar Estadual”, ressaltou.
O deputado Coronel David (PSC), que foi comandante da PMMS, destaca o enaltecimento de todos os policiais com a homenagem “São homens norteados principalmente pelos exemplos de Tiradentes, que servem como diretrizes para guiar as instituições civis e militares do Brasil”, lembrou o parlamentar.
Já Angelo Guerreiro (PSDB), que foi agraciado com a honraria, narrou que “o momento era especial, pois em menos de dois anos de mandato, foi indicado para receber a Medalha concedida pela importante corporação que é a Polícia Militar”.
O comandante-geral da PMMS, Jorge Edgar Júdice, recordou a vida de Tiradentes. “A Polícia Militar sempre homenageará Tiradentes, o homem que se resignou contra todo tipo de injustiça e opressão, clamava por liberdade e pagou um alto preço por essa abnegada luta. Um inconformado que, naquela época, em seu posto de alferes, já executava funções da Polícia Militar. Nós, policiais, somos como Joaquim José da Silva Xavier, inconformados com injustiça social e os problemas que a população venha a sofrer”, garantiu.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, também homenageado, enfatizou que a “Medalha Tiradentes traz em si só toda a história e significado em seu nome, pois a história do mártir da Inconfidência Mineira se confunde com a própria história de Mato Grosso do Sul e da Polícia Militar, que é fiel as suas tradições, conferindo na homenagem o conteúdo de toda essa história”, registrou.