Com o intuito de instituir uma Política de Educação Física na Rede Estadual de Ensino, a deputada Antonieta Amorim (PMDB) apresentou um projeto de lei durante a sessão desta quinta-feira (15/9), que visa tornar obrigatória a inserção de aulas de Educação Física nos currículos de todos os anos do ensino regular e demais modalidades das escolas públicas da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul.
Para efetivação da Política, ao Ensino Médio as escolas ofertarão, pelo menos, duas aulas semanais de Educação Física para cada turma. Ao Ensino Fundamental e à Educação Infantil, as aulas deverão ao menos três vezes na semana, também para cada turma.
Segundo a deputada Antonieta, o projeto também visa fortalecer a categoria, pois as aulas somente poderão ser ministradas por profissionais formados em Educação Física, devidamente registrados no Conselho Regional. “Outro objetivo é proporcionar uma educação que atenda o desenvolvimento das capacidades sociais, afetivas, psicológicas intelectuais e motoras com vistas à construção de uma qualidade de vida mais saudável, buscando futuros cidadãos conscientes da cultura corporal”, justificou a deputada.
A proposta agora segue para apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), antes de ser votada pelos deputados estaduais em primeira discussão.