Aparecida do Taboado (MS) – No último dia 30, a 1ª Igreja Batista promoveu uma palestra bastante educativa no templo da igreja com foco na prevenção de doenças cardiovasculares, com a participação do cardiologista aparecidense Dr. José Aparecido de Lima, que atende há 36 anos na Clínica Ipanema, no centro da cidade.
Segundo ele, o enfoque principal foi na profilaxia das doenças cardiovasculares, discutindo prevenção e cura, procedimentos (invasivos e não invasivos) e sobre a importância dos exames complementares para o diagnóstico prematuro.
“Nós também falamos de amor e aliamos um tema que vem sendo muito difundido na cardiologia que é a ‘religiosidade nas doenças cardiovasculares’, ou seja, o que a fé, o perdão e a mente podem trazer de benefícios para a saúde do coração. Foi bastante proveitoso”, comentou Dr. José Lima.
Além disso, o cardiologista aproveitou a oportunidade para repassar orientações básicas a fim de prevenção, como não fumar, perder peso, controlar o humor, focar no bem-estar e evitar o estresse. Dr. José Lima também fez questão de agradecer o convite e contar sua principal motivação para participar de forma voluntária de eventos como este, “eu venho pelo prazer de falar com a comunidade. Agradeço a igreja pela oportunidade de poder falar sobre um assunto que é tão importante e divulgar um pouco do nosso trabalho”.
O pastor Kleber Jonatas Mendes ficou satisfeito com o resultado do evento e acrescentou que, tradicionalmente, a igreja celebra em maio o mês da família e a palestra foi providencial, organizada pelo Ministério da Família, “nosso objetivo é abençoar as famílias não só na área espiritual, mas também na área física”, detalhou.
Pastor Kleber explicou ainda que a Igreja procura levar o seu ministério para fora do templo, com vários trabalhos sociais, como o Projeto Esperança, que atende cerca de 50 crianças, todo o sábado, na Vila Real, com aula de música; escola de futebol e almoço.
Ele também citou o Café com Cristo realizado durante a semana nas unidades de saúde e o Ministério de Ação Social, que atende famílias carentes com cestas básicas, remédios, fraldas, etc; além das visitas aos enfermos no hospital da cidade, trabalho que foi reativado recentemente, “e nosso desejo é que esse Ministério amplie”, falou.
Com uma visão bastante ampla, pastor Kleber diz que a base da sociedade é a família e que, nos dias atuais, as famílias estão desestruturadas, “nós vivemos numa época em que os valores morais, para muitas famílias, caíram no esquecimento. Vemos uma sociedade desestruturada. Mas cremos, não só pela Palavra de Deus, mas por uma observação no dia a dia, na prática ministerial, que o maior problema hoje está na família”.
Diante disso, ele deixa a seguinte mensagem: “deixamos uma palavra de incentivo para os pais, para aqueles que tem sua família, para que busquem o apoio espiritual através de Deus e encontrem a sabedoria para cuidarem bem do seu lar. Só assim construiremos uma sociedade de bem, pois a base da sociedade é a família. É só vermos como estão as famílias para sabermos como está nossa sociedade”.
Para encerrar, pastor Kleber agradeceu a participação do Dr. José Lima, que prontamente atendeu o convite da Igreja, bem como a presença dos fieis, convidando os aparecidenses a conhecerem mais o trabalho da 1ª Igreja Batista, que está instalada na Av. Presidente Vargas, próxima ao semáforo central, ao lado da Papelaria Bom Papel.