Com o objetivo de melhorar a qualidade do fornecimento de energia oferecida ao município de Inocência, a Energisa investiu R$ 7,5 milhões na construção da nova rede de distribuição que atende os clientes da região.
A nova rede foi instalada com equipamentos de última geração como para-raios com proteção por chave fusível, isoladores poliméricos, reguladores de tensão e religadores automáticos com self-healing, que garantem níveis adequados de tensão, maior resistência a descargas atmosféricas e menor tempo de recomposição do sistema em caso de falha.
A obra de extensão da rede de 71km foi inaugurada no fim de agosto, com a presença do diretor Presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes, e do diretor Técnico Comercial, Paulo Roberto dos Santos, em evento comemorativo realizado pela Prefeitura Municipal de Inocência para toda a população.
Ao longo de 2017 e 2019, outro aporte de recursos de R$2,4 milhões, foi realizado na rede de distribuição interna do município para manutenções, instalação de equipamentos especiais e instalação de um novo transformador reserva na subestação Inocência. Para evitar interrupções do serviço, a rede agora conta com um “backup de atendimento”. Caso ocorra algum evento que prejudique o fornecimento de energia elétrica pela “rede de energia principal”, esse ‘abastecimento’ será restabelecido por outra linha em segundos. Para construção deste backup, foram instalados 808 postes, 210 mil metros de cabo, cinco religadores e um regulador de tensão.
O religador é um dispositivo utilizado em sistemas elétricos com a função de minimizar problemas técnicos. São geralmente aplicados em linhas aéreas de transmissão e de distribuição de energia e permitem redução do tempo de interrupção do fornecimento de energia. A medida realizada tem como benefício a prevenção de defeitos no sistema elétrico e pode reduzir a duração de intermitências e das oscilações de energia.
O novo regulador de tensão tem por finalidade manter a tensão produzida pelas fontes geradoras dentro dos limites exigidos pelo sistema elétrico que está abastecendo. Com a medida, o fornecimento de energia elétrica adquire mais estabilidade, reduzindo-se também as oscilações decorrentes de alterações no nível de tensão.