Aparecida do Taboado (MS) – Como parte da oficina “Ases Indomáveis”, que busca resgatar a cultura tradicional e desenvolver o gosto pelas atividades ao ar livre, a Escola do Sesi de Aparecida do Taboado ensinou os alunos do Ensino Médio a fabricarem pipas. O objetivo foi fazer com que os estudantes compreendessem conceitos aerodinâmicos, força, movimento e direção, bem como possibilitar construções geométricas na prática.
Segundo a diretora Silvia Lúcia Bernardes Watanabe, a aula inicial resgatou a história da pipa em diferentes culturas por meio de recursos audiovisuais e metodologia expositiva, relacionando-a às habilidades físicas e matemáticas. “Durante a semana inicial, a turma foi dividida em trios e, cada equipe foi orientada a pesquisar os vários designers de pipas, criando condições para o desenvolvimento de seu modelo, bem como os materiais a serem utilizados na confecção”, detalhou.
Para enriquecimento do aprendizado, os alunos assistiram ao filme “O caçador de Pipas” e, na semana posterior, o professor tutor da oficina ensinou sobre as técnicas de confecção dos modelos mais tradicionais de pipa. “Durante essa etapa, eles realizaram uma contextualização sobre a geometria plana e conceitos aerodinâmicos de física e cada equipe construiu sua própria pipa, por meio das instruções passo-a-passo ministradas pelo professor”, informou a diretora.
Ao fim da segunda semana, os alunos foram instruídos sobre a construção de outra pipa com design preferencialmente alternativo usando a criatividade para explorar os conceitos estudados durante a oficina, esta pipa foi construída em casa e apresentada à escola na semana seguinte. “Na terceira semana cada equipe apresentou sua pipa em um seminário, explicando seu design, origem e funcionalidade e em seguida foram para o lado externo da unidade, para soltarem suas pipas. Os alunos se envolveram grandemente nesta oficina, além de se divertirem também aprenderam muito”, destacou Silvia Watanabe.
“Na segunda-feira (03/07), finalizamos mais uma oficina e mais uma vez foi possível contemplar a satisfação no olhar dos alunos, contextualizamos histórias das pipas e discorremos a respeito de aerodinâmica e para finalizarmos os alunos tiveram um momento de descontração empinando as pipas que eles mesmos confeccionaram, transformando-se em verdadeiros Ases Indomáveis”, disse Vinícius Agostini, professor de Biologia e responsável pelo projeto.
Para o estudante Matheus Barbosa de Freitas Roque, da 1ª série do Ensino Médio, a oficina, além da teoria, também trabalhou muito a prática durante as aulas. “Foi muito produtiva em aprendizado e trabalho em equipe. Foi muito legal!”, declarou. Já a estudante Mariana Gasque, também da 1ª série do Ensino Médio, a oficina foi muito boa, pois foi uma aula com muita prática. “No final, saímos ao ar livre. Nos divertimos muito, pois geralmente, não temos muito tempo de soltarmos uma pipa ou até nos divertirmos juntos”, disse.