/

?Escola Frei Vital celebrou o Dia da Mulher com palestra de prevenção

2 minutos de leitura

      Aparecida do Taboado (MS) – Para celebrar o Dia Internacional da Mulher (8/3), a Escola Frei Vital de Garibaldi realizou uma palestra importante com o tema: Saúde da Mulher – Câncer no colo do útero e câncer de mama, ministrada pela professora Érica Pereira da Silva, Bióloga pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e pós-graduada em Análises Clínicas.

      A palestra contemplou os estudantes do período noturno e tratou sobre a prevenção precoce tanto do Câncer no colo do útero quanto do Câncer de Mama. De acordo com a palestrante, é sabido que estes dois cânceres são os que mais atingem mulheres no mundo não somente nas idades avançadas, mas também jovens e adultos.

      Érica buscou informar sobre fatores e predisposições que podem evoluir para o câncer uterino ou de mama e destacou que a prevenção é a grande aliada das mulheres para obter maiores oportunidades de cura, “por isso é importante orientar e direcionar os cuidados a serem tomados, incentivando o autoexame, no caso do câncer de mama, e o exame citopatológico (Papanicolau) no caso de câncer de colo do útero”, ressaltou.

      Para a estudante Sabrina Morais dos Santos, de apenas 17 anos, a palestra foi fundamental, “além de celebrar o Dia da Mulher, a palestra serviu para alertar as meninas. Tem muitas mães que não alertam as filhas e tem muitas meninas também que não tem noção do quanto é importante se prevenir, se vacinar e procurar um ginecologista após a primeira menstruação. Aprendemos com a palestra que temos que ficar sempre atenta ao nosso corpo e fazer consultas ginecológicas todo o ano”, disse ela.

    Já para a aluna Dyelen Bueno, de 22 anos, a palestra serviu para orientar e ajudar as meninas a se prevenirem para não ter problema de saúde futuramente, “muitas não sabiam o que era um simples exame que todas as mulheres devem fazer. Para mim nada é novidade, pois já venho me prevenindo há muitos anos, mas gostei muito porque é sempre bom relembrar que devemos nos cuidar”.

      E a estudante Aline C. Cortez, de 32 anos, aproveitou pra parabenizar a iniciativa da escola, “vocês estão de parabéns e a gente espera que palestras como essa aconteçam mais vezes porque é preciso orientar essa nova geração e ensinar as meninas sobre a importância da prevenção para evitar vários tipos de doenças. Eu gostei bastante”, finalizou.

      O evento agradou as alunas e contou com o apoio dos gestores, coordenadores e da equipe multidisciplinar do Projeto AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem).

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog