Aparecida do Taboado (MS) – Como forma de encerrar o projeto “Agrinho” desenvolvido com os alunos da Escola Municipal João Luiz Pereira, na terça-feira, 22, ocorreu uma visita na plantação de uva localizada em Santa Rita D’oeste-SP.
De acordo com a diretora, Alaides Rodrigues Fernandes, o “Agrinho” é um programa de responsabilidade social da Famasul e do Senar/MS, com a finalidade de desenvolver os temas transversais propostos nos PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais. A proposta programa é fornecer aos alunos do Ensino Fundamental, informações relacionadas a temas diversos, como: ética, cidadania, meio ambiente, saúde, entre outros, de modo a corroborar para o desenvolvimento de um conceito de ensino diferente, abordando temáticas de forma transversal às disciplinas obrigatórias, atendendo às necessidades de cada comunidade no exercício e na vivência de valores.
O passeio foi uma forma de coroar um pouco sobre o que os estudantes aprenderam sobre o tema “Cultivando saúde, colhendo qualidade de vida” e foi coordenado pelos professores Daniela e Dener.“O encerramento do Projeto Agrinho foi fantástico. A turma do 2º ano A ficou encantada com as parreiras de uva. Este momento vai ficar marcado na vida dessas crianças. Eu só tenho a agradecer o nosso prefeito Robinho Samara e a secretária de Educação, Maria Margarida de Matos”, disse Alaides
Agora, a escola, professores e alunos se preparam para participar do concurso do “Agrinho”, promovido pelo Senar. O concurso é divido em 04 categorias sendo elas: Desenho, Redação, Experiência Pedagógica e Escola Agrinho. As categorias Desenho e Redação são divididas de acordo com o ano escolar. Na categoria Desenho participam os alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Já a categoria Redação é endereçada aos alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Na categoria Experiência Pedagógica participam apenas professores e coordenadores pedagógicos que aderiram ao Programa Agrinho. E a categoria Escola Agrinho é dirigida à comunidade escolar (diretores, coordenadores pedagógicos e secretaria escolar) da Rede Pública de Ensino de Mato Grosso do Sul que aderiu ao Agrinho 2017.