Aparecida do Taboado (MS) – Faltando poucos minutos para o início da sessão desta segunda-feira (5), o Executivo Municipal retirou da Câmara Municipal o projeto que tratava sobre o reajuste salarial e causou a indignação de grande parte dos servidores que se fez presente para acompanhar a reunião legislativa.

Na tribuna, o vereador Walteir José de Oliveira (Veião) explicou que o projeto foi enviado à Casa de Leis por volta das 13hs apresentando um reajuste de 3,81% mais 3% pagos de forma dividida em 1% ao mês, porém vinculados à folha. Sabendo que a negociação estava em desacordo com o Sindicato, três vereadores, inclusive ele, propuseram uma emenda supressiva para retirar a vinculação dos 3%, atendendo a reivindicação dos trabalhadores.
No entanto, faltando pouco para o início da sessão, o Executivo retirou o projeto da Casa, “o prefeito está faltando com o respeito não só com os servidores, mas também com esta Casa de Leis. Ele retirou o projeto porque sabia que iríamos desvincular. É vergonhosa a forma como ele está tratando esta questão. Agora os servidores terão que esperar mais uma semana para ver o que irá acontecer no ‘próximo capítulo dessa novela’”, ironizou ele.
Segundo Véião, a folha de pagamento da Prefeitura Municipal já consome 53,46%, dos 54% permitidos pelo Tribunal de Contas, do orçamento total do município, “então, para dar os 6,81% que o Sindicato cobra, ele provavelmente terá que fazer alguns cortes e é isso que ele está protelando”, disse.
O vereador Moysés Chama lamentou ver a decepção estampada no rosto dos servidores, “eu tenho vergonha de ver que vocês trabalharam o dia todo e ainda vieram aqui brigar por uma coisa que é de direito de vocês. Isso é falta de respeito”.
O líder do prefeito na Câmara, vereador Claudinei, não soube explicar a atitude do Executivo, “eu que sou o líder não sei o motivo que o projeto foi retirado. Espero que seja para melhorá-lo porque aqui não tem nenhum moleque e não vamos aprová-lo com índice abaixo do já discutido nessa Casa e ele [o prefeito] sabe disso”, afirmou.
Greve
Presente na sessão, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Gilson Alves Garcia, informou que neste sábado, dia 10, acontecerá uma Assembleia na sede da entidade para votar o indicativo de greve, “e eu acho que será unanimidade”, afirmou ele.
Gilson disse que a reunião que o prefeito falou que faria com a classe na semana passada, após a paralisação, não aconteceu, “ele está tratando essa situação com total desrespeito. Os servidores já estão cansados”, acrescentou.
Se o indicativo por aprovado pela maioria, os servidores que adotarem a medida já entrarão em greve na segunda-feira (12) e alguns setores da Administração Pública poderão ficar sem atendimento, como escolas, creches e unidades de saúde.

