Aparecida do Taboado (MS) – Para celebrar mais uma edição da centenária festa em homenagem a São Sebastião, que neste ano completou 137 anos, o casal festeiro Antônio José Martins e Célia Dutra Martins, ao lado de devotos e voluntários, organizaram uma grande festa que reuniu milhares de pessoas durante toda a quinta-feira, dia 19, no Centro Comunitário Córrego do Ouro.
Para muitos a festa é um momento de devoção e fé em homenagem ao Santo, como é o caso de Sebastião Alves que prestigiou do evento e contou que sua relação com o Santo veio de família. “Foi minha mãe que colocou meu nome baseado numa promessa feita a ele. A história de São Sebastião é muito forte. Ele passou por um calvário, um sofrimento tão grande em defesa e luta pelo cristianismo. Sempre prestigio a festa com uma tradição de fé”.
A festa como nos anos anteriores reuniu devotos de várias cidades. “Há alguns anos estive na Festa de São Sebastião aqui em Aparecida do Taboado, e na época passava por uma situação difícil em minha vida, fiz uma promessa ao Santo naquele dia, logo depois fui agraciada, e desde então venho todos os anos aqui para cumprir o prometido”, contou a visitante do estado de São Paulo, Paula Mota.
A programação da festa iniciou às 10h e encerrou somente após as 00h do dia 20. Um almoço aos fiéis abriu o evento por volta das 11h; às 15h fogos de artifícios anunciaram a chegada da bandeira, que foi conduzida pelo “bandeireiro” e os “festeiros” até o altar montado ao lado da capela; às 16h houve uma Santa Missa e às 17h ocorreu um terço para logo após a fogueira em homenagem ao Santo ser acesa.
Na sequência foi realizado um leilão de prendas e à meia-noite feito o sorteio para saber quem seria o festeiro de 2018, tendo sido sorteado Claudinei Dutra e Maria Aparecida Cândido. Assim como os festeiros, também foram sorteados os quatro procuradores responsáveis por arrecadar prendas; um bandeireiro, que fica encarregado de levar a "Bandeira de São Sebastião", e um fogueireiro, responsável por fazer e acender a fogueira.
“Fiquei muito contente em ser o festeiro, pois, é uma festa tradicional em Aparecida do Taboado que reúne os devotos de São Sebastião e as famílias para um momento de fé e confraternização. Eu sempre tive o sonho de realizar está festa e estou tendo a oportunidade esse ano; meu pai foi o festeiro em 1991 quando a minha filha nasceu e hoje, 26 anos depois, estou tendo esse orgulho de realizar essa festa linda que foi um sucesso”, analisou Antônio.
Cardápio
Quem passou pela festa no dia 19 de janeiro, pode aproveitar um cardápio farto, foram servidos mais de mil quilos de carne bovina assada, 500 quilos de carne suína e 400 quilos de frangos. O último compôs um tradicional prato da festa: macarrão ao molho vermelho com frango.
No cardápio ainda constaram farofa, arroz branco, batata com carne, mandioca, quibebe, almôndega e carne cheia (recheada, abobora com quiabo, feijão gordo, linguiça e vinagrete. Para sobremesa, diversos tipos de doces caseiros. “A preparação teve inicio com 10 dias antes e contou com a ajuda de mais de 30 voluntários”, informou Inesmar Nunes Lacerda, responsável pela cozinha.