Aparecida do Taboado (MS) – Aconteceu na última quarta-feira (16), uma reunião entre representantes do Fórum “Mulheres em Movimento Mudam o Mundo” e membros da 22ª Subseção da OAB em Aparecida do Taboado com o objetivo de por em pauta assuntos de comum interesse para a reivindicação de políticas públicas para mulheres aparecidenses.
A reunião aconteceu na sede da OAB e teve início com a apresentação do fórum, formado aproximadamente por 60 aparecidenses, para a presidente da OAB em Aparecida do Taboado, Alyne Alves de Queiroz, e a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Camila Costa Camargo.
“Esse grupo que formamos não visa apenas fazer caridade, mas também desenvolver ações que nos fortaleçam, bem como, mas também que fortaleçam a comunidade em que vivemos (…). Não existe ação social sem política, e se a gente não for buscar a política em sua essência verdadeira, vamos nadar e morrer na praia”, disse a presidente do fórum Adriana Chierice.
Entre as reivindicações abordadas durante a apresentação, estão a instalação do Conselho Feminino dos Direitos da Mulher, com base na Lei Municipal n° 3542/85 e a implantação da Sala Lilás para atendimento humanizado às mulheres em situação de violência.
Ao fazer o uso da palavra, a presidente da OAB, Alyne Alves parabenizou a iniciativa e reconheceu a importância dos temas tratados pelo fórum. “As portas da OAB estão abertas a todas, a casa do advogado também é a casa da cidadania. Nós temos dentro da OAB uma luta constante pelos direitos do cidadão. (…) Eu acho que esse grupo é muito importante e válido, e em muitos pontos ele vai vir de encontro com as lutas que nós temos na OAB e em muitos pontos podemos ajudar e também gostaremos de ter a ajuda de vocês”, disse.
Em conjunto, a ordem e o grupo de mulheres estão em busca da normatização do fórum para que os projetos em prol das mulheres aparecidenses possam ter andamento.
O que é o Fórum?
Criado em 2019, o Fórum ‘Mulheres em Movimento Mudam o Mundo’ tem a finalidade de promover políticas públicas eficientes e eficazes, além de cobrar do poder público, ações sociais voltadas para mulheres, crianças e adolescentes.
Para a presidente Adriana Chierice, o grupo é de fundamental importância, pois as mulheres precisam sair da zona de conforto para ir à luta. “É preciso nos posicionar, não podemos mais nos calar, ou ser manipuladas por partidos e coligações, é preciso aprender sobre política e entender que o lugar da mulher estar é onde ela quiser”, disse.
Dentre as ações já realizadas pelo fórum desde sua fundação, está o evento ocorrido no dia das crianças em 2019, que reuniu a comunidade aparecidense em um evento gratuito que ofereceu alimentação e brincadeiras para os presentes.