Aparecida do Taboado (MS) – Será realizada no dia 25 de janeiro, uma nova campanha para doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea, organizada pelo grupo “Aparecida do Taboado em doação”.
De acordo com os organizadores da ação, ainda restam oito vagas para a doação e no dia da ação, o grupo se reunirá às 06h50 (BR) ao lado da Igreja da Matriz para ir até o Hemosul de Paranaíba-MS em um ônibus, de forma gratuita.
O projeto foi criado em agosto de 2018, por Terezinha Aparecida Ferraz Beato e Mônica Priscila Beato e tem como objetivo conscientizar os aparecidenses sobre a importância da doação de sangue e do cadastro para doação de medula óssea.
Para se tornar um doador de medula óssea é necessário:
- Ter entre 18 e 35 anos de idade;
- Estar em bom estado de saúde;
- Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue (como infecção pelo HIV ou hepatite);
- Não apresentar história de doença neoplásica (câncer), hematológica ou autoimune (como lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide).
E para doar sangue as condições básicas são:
- Ter entre 16 e 69 anos de idade (Menor de 18 deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião. Idosos dever ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos);
- Pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5;
- Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação;
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
- Não fumar duas horas antes da doação;
- Apresentar documento de identificação com foto (original ou cópia autenticada em cartório).
Para aqueles que se interessaram e querem saber mais sobre como funciona o projeto e as doações, o telefone para contato é o (67) 98187-7672 – Terezinha