Aparecida do Taboado (MS) – Hoje, dia 17, termina o horário de Verão, que começou dia 15 de outubro do ano passado. As datas seguiram o determinado pelo decreto 9.292/17, assinado pelo presidente Michal Temer, e que também instituiu os estados onde houve a mudança: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Portando, nesses Estados, os relógios deverão ser atrasados em uma hora a partir das 00h de domingo, dia 18.
O horário de Verão se justifica devido ao fato que, durante a Primavera e o Verão, os dias são um pouco mais longos do que as noites em parte do país. Dessa forma, o horário diferenciado foi instituído no intuito de se aproveitar melhor a luz natural, gerando economia de energia.
Influência das eleições
Em outubro, quando se iniciar a próxima vigência do horário de Verão, sua duração será reduzida em cerca de 10 dias, começando no dia 21 e terminando no dia 16 de fevereiro de 2019. A redução atende ao pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por causa das eleições. Segundo o Tribunal, a medida facilitará a apuração dos votos, pois sem o horário de Verão o país terá menos fusos horários e, portanto, a apuração de votos será agilizada.
Esse ano, o primeiro turno das eleições será dia 7 de outubro e o segundo, no dia 28 do mesmo mês.
Foto: Reprodução/Facebook

