Aparecida do Taboado (MS) – Todos os anos a ventania que vem com o mês de julho abre a temporada das pipas espalhadas pelo céu. Com as férias escolares é ainda mais frequente vermos crianças, jovens e até adultos brincando e se divertindo com o tradicional brinquedo, porém, o que é divertido pode acabar em tragédia se não forem tomados os devidos cuidados.
Entre as várias questões levantadas pelo Corpo de Bombeiros, um dos itens mais recorrentes e preocupantes ainda é o uso da linha com cerol (nome da mistura de cola com vidro moído que é aplicada na linha).
O Corpo de Bombeiros de Aparecida do Taboado orienta as crianças pela preferência aos papagaios sem rabiolas, pois, na maioria dos casos, é esta a parte que se prende aos fios, causando acidentes. Não suba em lajes e telhados para empinar pipas e jamais utilize linha metálica, como fio de cobre. Também não fazer pipas com papel laminado. O risco de choque elétrico é grande.
Não soltar pipas em dias de chuva, especialmente se houver relâmpagos. Tomar cuidado com ruas e lugares movimentados, onde pode haver fluxo de veículos, podendo causar um acidente com a falta de atenção ao ficar entretido com a brincadeira.
Para os motociclistas e ciclistas a linha com cerol pode representar risco de vida. Por isso, não faça uso da mistura de vidro moído com cola na linha em nenhuma hipótese.
Até mesmo a linha comum, sem cerol, pode causar acidentes se ficar atravessada em vias públicas, na frente de motos ou bicicletas.
Caso uma pipa enrosque em fios, não tente retirá-la. É melhor fazer outra. Nunca use canos ou bambus para alcançá-las ou desenrolá-las. E, ao correr atrás de papagaios, não deixe de observar o trânsito, evitando atropelamentos.
Os bombeiros aconselham que os condutores de motos equipem o veículo com antenas antilinhas, já que evita que eventuais linhas com cerol os atinjam diretamente, causando cortes profundos e até fatais.
O uso do cerol é proibido pela Lei 7.189/86. Expor a vida ou a saúde dos outros ao perigo iminente é crime previsto pelo artigo 132 do Código Penal Brasileiro. Dessa forma, soltar pipa com cerol é uma infração à legislação. Quem, mesmo que involuntariamente, machucar alguém com linha coberta com cerol é enquadrado no artigo 129 (ofender a integridade corporal de outrem) e pode sofrer pena de três meses a um ano de prisão. Em caso de menor de idade, os pais ou responsáveis respondem no lugar dele perante a Justiça.