Aparecida do Taboado (MS) – Apesar do feriado prolongado que terminou nesta ‘Quarta-feira de Cinzas’ (14), as escolas municipais e estaduais da cidade retornaram as atividades hoje, dia 15, para cumprir o calendário escolar 2018.
Mais de 6 mil alunos voltaram às salas de aula no município, que conta com 5 Escolas Municipais, 4 Creches (Ceinf’s) e 3 Escolas Estaduais. O transporte escolar oferecido pela Prefeitura Municipal também retornou hoje, com 20 linhas de ônibus que atenderão a zona rural e os universitários, beneficiando centenas de crianças, jovens e adultos diariamente.
Segundo a secretária municipal de Educação, professora Margarida de Mattos, este ano foram abertas 80 vagas na Rede Municipal para atender a demanda de alunos e até março deverá ser inaugurada a creche do Jardim Morumbi, que vai possibilitar a abertura de mais 150. A Rede Municipal de Ensino conta atualmente com 3.208 alunos.
Já a Rede Estadual vai iniciar o ano letivo com 3.050 alunos matriculados, sendo que a Escola Ernesto Rodrigues detém a maior fatia do bolo, com mais de 1.300 estudantes registrados na lista de professores. Em seguida, vem a Frei Vital de Garibaldi, que além do ensino fundamental e médio, ainda oferece o AJA e o AJA-MS Trajetória II com cursos profissionalizantes. E, por fim, a Escola Georgina de Oliveira Rocha, com um total de 850 alunos matriculados no ensino fundamental I e II e ensino médio.
A maioria das unidades estaduais de ensino se preparou para receber os alunos, algumas delas, inclusive, providenciou a reforma e pintura do prédio para deixar a escola mais apresentável e receptiva aos alunos. A Prefeitura também providenciou algumas melhorias nas unidades municipais para melhor acolher a comunidade estudantil.
Professores
Na Rede Municipal de Ensino, professores e direção das unidades participaram de 6 a 9 de fevereiro da Semana Pedagógica, com atribuição de aulas, planejamento escolar e palestra motivacional.
Já na Rede Estadual de Educação, os profissionais das 367 unidades do Estado iniciaram os trabalhos no dia 6 com a Jornada Pedagógica, formação com quatro dias de duração que tem como objetivo preparar a escola para a chegada dos estudantes e auxiliar no planejamento das metas e ações para 2018.
Ambas as formações oferecem aos profissionais momentos de discussão e reflexão sobre o papel da escola no processo de aprendizagem dos estudantes e estabelece estratégias que potencializem as ações da escola.

