/

Mãos que Brilham completa 14 anos resgatando a tradição do bordado à mão

3 minutos de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – A Associação Mãos que Brilham completa em fevereiro 14 anos de fundação. Atualmente, 180 associados fazem o resgate da tradição cultural do bordado à mão, que vem sendo passado por várias gerações; e tem por objetivo gerar renda para pessoas necessitadas, que não podem se ausentar do lar por muito tempo e precisam sustentar ou complementar a renda de suas famílias.

      A fundadora e presidente da associação Neide Poleto contou que a Associação é uma entidade nacionalmente reconhecida, tendo a rede Pão de Açúcar como a principal fonte de compra da produção artesanal. “O ano de 2016 não foi muito produtivo para a Associação Mãos que Brilham, que vendeu apenas 4.600 peças para Pão de Açúcar. A gerente de compras da empresa quis padronizar o bordado, a cor dos tecidos e das linhas em apenas quatro modelos, o que fez a nossa produção ter uma queda drástica”, lamenta Neide.

      Mas, se 2016 não foi um ano produtivo para a associação, este ano começou com ótimas vendas. “Em novembro do ano passado a gerente de compras foi substituída, e consequentemente tivemos um pedido grande para o começo desse ano. Entregamos para o programa 1.400 peças panos de pratos variadas”, comemorou Neide. “A nossa expectativa é que esse ano possamos chegar a meta de 2015 que é produzir em torno de 17 mil peças”.

      Neide destacou que a parceria com o programa “Caras do Brasil”, criada pela rede Pão de Açúcar, já dura 13 anos, sendo a Associação Mãos que Brilham a única que integra o programa desde a sua criação, em 2002.

      A entidade foi fundada em 2003 e as associadas produzem bordados em panos de prato e tapetes de crochê; peças produzidas 100% artesanalmente. “A vocação para o bordado já vinha sendo passada de avós para mães e destas para as filhas; apenas precisava de uma organização e de um mercado para que a tradição pudesse ser preservada. Foi assim que surgiu o programa ‘Caras do Brasil’, que nos acolheu logo após nossa criação. A ajuda tem sido não só financeira, mas tem contribuído para que os integrantes recuperem a autoestima, a autoconfiança e ainda melhorem a condição familiar”, enfatizou Neide.

 

Caras do Brasil

      Lançado em 2002, o Caras do Brasil traduz as principais causas do Grupo Pão de Açúcar, que são: Multiplicar Consciência no Consumo, Dividir com a Comunidade e Somar Qualidade de Vida. Hoje, o programa conta com 60 comunidades, de várias regiões do país, e beneficia cerca de 40 mil pessoas, anualmente. O portfólio de produtos inclui mais de 300 itens, entre alimentos e artesanato, cestarias, panos de prato, jogos americanos, doces e geleias, peças de decoração, têxteis, utensílios domésticos, velas aromáticas, produtos de higiene que utilizam matéria-prima tipicamente brasileira, entre outros. Os campeões de venda são: o mel, o saco de lixo e o pano de prato.

 

Lolô

      Desde o ano passado a Associação Mãos que Brilham está prestando serviços para a empresa Lolô que confecciona brinquedos para crianças de 0 a 6 anos de crochês. A marca destaca em seu site que os produtos são feitos à mão de fio natural e produzidos em pequena escala, além de incentiva o trabalho da arte manual e o valoriza com pagamento justo e digno.

      A empresa quer contribuir com a redução do plástico e o fim da mão de obra escrava da produção em série de brinquedos descartáveis do planeta. Para isso a Lolô propõe uma corrente de trabalho que gera oportunidades de renda, que ajuda a melhorar a autoestima de mulheres cheias de talento e que reconhece a beleza do que é feito à mão.

      “Desde que começamos essa parceria com a Lolô confeccionamos 173 brinquedos o que teve uma renda de R$7.785,00, que foi dividido entre as associadas. Neste mês de janeiro enviamos para São Paulo, sede da empresa mais 44 brinquedos”, informou Neide.

 

Assembleia

      Nesta sexta-feira, dia 3 de fevereiro, às 18 horas, será realizada uma Assembleia Geral Ordinária na sede do Rotary Club, para eleição da nova diretoria, e outros assuntos. Uma única chapa foi registrada e traz como presidente Marina Poleto, que deve ficar no cargo por dois anos. 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog