Aparecida do Taboado (MS) – A Missa de Cinzas que a abre a Quaresma (40 dias que antecede a Páscoa), foi realizada na noite de quarta-feira, dia 10, no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida. A preparação para a data mais importante do Cristianismo (ressurreição de Cristo) é marcada pela abstinência, penitência, oração e amor ao próximo. Na cerimônia também foi lançada a Campanha da Fraternidade, com o tema ‘Casa Comum, Nossa Responsabilidade’.
O padre Ivanilton Ferreira explicou o significado do período para os católicos. “Iniciamos este caminho espiritual de 40 dias até a festa maior, que é a Páscoa da ressurreição. Então a igreja retoma uma prática do Antigo Testamento e faz memória à caminhada do povo, aos 40 dias de deserto e à grande penitência de Jesus”, destacou o bispo emérito.
Na Quaresma, que dura até a quinta-feira da Semana Santa (24 de março), muitos fiéis deixam, por exemplo, de comer carne vermelha. O padre Ivanilton lembra que a Quaresma aborda o sacrifício. “Os fiéis sacrificam algo em prol da sua salvação, da vida do irmão e da solidariedade humana. Por isso, esses 40 dias é um tempo de conversão, quando a pessoa está se abstendo de algo que gosta, sendo um processo de purificação”, destacou ele. “Muitas pessoas param de beber refrigerante nesse período, outros param de comer carne vermelha e assim por diante; cada um sacrifica aquilo que acha melhor para ele”.
O Padre Ivanilton ressaltou que as Cinzas que os católicos receberam na data são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira fragilidade humana, que é sujeita à morte. “A Igreja Católica trata a Quarta-feira de Cinzas como um dia também para se lembrar da mortalidade”. Missas são realizadas tradicionalmente neste dia, quando os participantes são abençoados com cinzas. Na oportunidade, o sacerdote mancha a testa de cada pessoa com cinza, deixando uma marca. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante a Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia).
A Quarta-feira de Cinzas ocorre quarenta dias antes da Páscoa. Seu posicionamento no calendário varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa.
Campanha da Fraternidade
Com o tema ‘Casa Comum, Nossa Responsabilidade’, a 4ª Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 destaca o saneamento básico e os cuidados com o meio ambiente. O assunto é uma escolha nacional do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs. Tradicionalmente a campanha é lançada na Quarta-feira de Cinzas.
O objetivo principal da campanha é assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenhar-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum.
Para o padre Ivanilton Ferreira, o objetivo é atrair holofotes para o assunto, despertar discussões e buscar soluções para o tema. “Precisamos exigir dos governantes, coleta de lixo, água potável e coleta de esgoto para a população”, completa.
Segundo dados divulgados pelo CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), o Brasil possui mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento básico. Cientes da dificuldade na prestação dos serviços relacionados ao tratamento de água e esgoto, a Campanha deste ano tem o objetivo de assegurar o direito dos brasileiros ao saneamento básico.
Além da Igreja Católica Apostólica Romana e da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, participam da Campanha da Fraternidade 2016 a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Sirian Ortodoxa de Antioquia e a Presbiteriana Unida.