Aparecida do Taboado (MS) – No sábado, dia 30, o Costa Leste News deu início a uma parceria com a Clínica Atend Já e publicou o primeiro vídeo da série “Momento Atend Já”, que abordará temas variados relacionados a saúde com profissionais que atendem na clínica.
Para falar sobre a campanha do “Setembro Amarelo”, que dedica o mês de setembro para a prevenção de suicídio, a psicóloga e hipnoterapeuta Joice Costa, explicou sobre a importância da terapia e também reiterou a necessidade de falar sobre a saúde mental da população durante o ano todo.
Confira:
-Quais são os transtornos mentais como fator de risco?
Depressão, Transtorno de Personalidade Boderline, Transtorno de Personalidade Bipolar e uso de psicoativos como álcool e drogas, porque potencializa os transtornos de humor . Outros fatores de risco como desemprego, sentimento de vergonha, desonra e desilusão amorosa também contribuem.
-Momentos de angustia:
Para a pessoa com intenção suicida: eu sei você quer colocar um fim nesse sentimento de vergonha, nessa situação na qual você não vê saída, nesse sentimento de frustração, nessa falta de sentido com a vida, é apenas isso e isso pode ser resolvido com a terapia.
-Apelo da psicóloga:
O meu apelo é para que você se dê uma chance, procure ajuda terapêutica, tenha paciência com seu processo e seu momento. Isso passa e tem recurso.
Se esse pensamento for em decorrência de alguma situação, entenda que isso passa, é algo que pode ser discutido em terapia. Pense nessa situação como um jogo de tabuleiro, no qual você que está envolvido emocionalmente às vezes não vê uma saída, não vê uma solução e por isso que é importante a terapia porque é um lugar onde você pode discutir a respeito dessas situações que machucam.
-Como buscar ajuda:
Se for o caso de você sentir muita tristeza, um dessabor pela vida, é possível buscar uma ajuda farmacológica, de psicofármacos que ajudam a regular os neurotransmissores no cérebro que por consequência devolvem a sensação de bem estar, de satisfação que são casos ligados a depressão.
Se você percebe que é uma pessoa que tem sentimentos e sensações em excesso, que é um turbilhão de sentimentos e emoções, você pode recorrer a terapia comportamental dialética, que é indicada para pacientes de alto risco e que tem essa intensa desregulação emocional.
-Como ajudar alguém:
Se você é uma pessoa que percebe esse comportamento e essa intenção suicida em outra pessoa como você pode ajudar? Primeiro passo, conversar com ela a respeito de buscar uma ajuda terapêutica e caso essa pessoa aceite, o segundo passo é talvez a possibilidade de você agendar essa consulta, e até acompanha-la nesse primeiro momento, porque muitas vezes a pessoa não tem condições, não tem forças pra buscar essa ajuda.
-Como perceber que alguém precisa de ajuda?
Existem algumas frases que indicam que a pessoa tem esse tipo de pensamento, muitas vezes essas frases são, “queria dormir e não acordar”, queria que Deus me levasse”, “eu queria não estar mais aqui no mundo”, “eu estou muito cansada, muito esgotada”, geralmente são essas frases.
-Conhece o CVV?
E aí se por um acaso você realmente não tem acesso a psicoterapia, primeiro que a saúde publica geralmente tem profissionais que atuam, mas também tem o CVV, que é o Centro de Valorização a Vida, que atende a qualquer momento pelo numero 188.
Eu já liguei para saber como funciona e tive a oportunidade de ser atendida por uma senhora com uma voz doce, calorosa, acolhedora, então vale a pena buscar esse serviço também.
Momento Atend Já
Para acompanhar a série de vídeos quinzenais publicados nesta série, siga o perfil do Costa Leste News no Instagram @costalestenews e também da Clínica Atend Já, @atendja.ap.dotaboado.