/

De Escola de Marcenaria a Instituto, Dom Afonso Maria Fusco celebra 25 anos com presença de Bispo e Irmã fundadora

4 minutos de leitura

      Aparecida do Taboado (MS) – Este é um mês muito importante não só para as Irmãs Batistinas, mas para Aparecida do Taboado porque comemora-se os 25 anos de fundação do Instituto Dom Afonso Maria Fusco, que reúne muitas histórias de superação e onde milhares de vidas já foram transformadas.

      Para fazer parte desta comemoração, marcada principalmente pelos dias 17 e 18 de dezembro, o Bispo Diocesano Dom Luiz Gonçalves Knupp fez questão de ministrar a Missa de Ação de Graças, celebrada no domingo, na sede da entidade. O evento também foi abrilhantado pela presença da Irmã Miriam, uma das precursoras desse trabalho não só de evangelização, mas também de formação profissional e pessoal, que já atendeu milhares de crianças que já passaram pela unidade.

       Em um dos seus relatos mais emocionantes, Irmã Miriam conta que o sonho começou na década de 70 através de um grupo bem pequeno de Irmãs Batistinas, com aulas de marcenaria, crochê, bordado e formação de agente pastoral de saúde realizadas dentro de containers, numa área cedida pela Prefeitura, “lá dentro era bem quente, mas nós não queríamos desistir”, falou.

       O Instituto nasceu da Escola de Marcenaria São José, em 1986. “Na verdade, esse projeto tem 32 anos. Apenas os últimos 25 anos foram documentados, quando passou a se chamar Instituto Dom Afonso Maria Fusco, mas nós começamos esse trabalho mesmo em 1986”, explicou ela, orgulhosa.

       Olhando para trás, Irmã Miriam diz estar profundamente realizada, “hoje o Instituto funciona como a gente sonhou lá atrás. Valeram a pena todas as nossas dificuldades e nossas lutas. Nossa busca incansável por toda essa construção que vocês veem agora. Nosso sonho era termos aqui, em Aparecida do Taboado, Irmãs que dessem continuidade a esse trabalho, que gostassem das nossas crianças e levassem o projeto à diante. Hoje eu tenho certeza de que Deus ouviu as nossas preces e sinto uma grande alegria em ver tudo o que acontece por aqui. São centenas de crianças atendidas e esse é o nosso maior presente”, garantiu ela, embalada por um misto de sentimentos formado por alegria, satisfação e saudosismo.

       Aos olhos do Bispo, Dom Luiz elogiou as Irmãs e afirmou que este é um trabalho que dá continuidade à obra de Jesus Cristo na Terra, “sabemos que é dever do Estado propiciar o que as Irmãs fazem aqui, mas muitas vezes ele é omisso. Então a Igreja vem fazendo a sua parte”, falou. E ele ainda deixou um recado às Batistinas: “que possam continuar sendo, de fato, comprometidas com a vida, atentas, principalmente, aqueles sem voz e sem vez. Que continuem com o espírito de amor ao próximo e comprometidas com as causas de Deus”.

       O evento ainda contou com a presença da vice provinciana da Congregação das Irmãs de São João Batista – Irmãs Batistinas, Regina Maria Alves, que saiu de Belo Horizonte-MG para prestigiar as colegas aparecidenses, “eu tenho um carinho e um apreço enorme pelo Instituto Dom Afonso. Eu acho fantástico o trabalho que acontece por aqui e fiz questão de participar, representando nossa madre superior, que da Itália se reporta à Aparecida do Taboado para confraternizar com a gente. Estão todos de parabéns”, disse ela.

       A diretora da unidade, Irmã Ângela Maria Jorge, se emocionou muito durante toda a programação festiva, principalmente na missa. Ela falou das dificuldades do dia a dia e das bênçãos que o Instituto recebe através de parceiros, muitas vezes quando a unidade mais precisa, “quando a gente percebe que não tem arroz, começa a ficar preocupada, aí chega arroz, arroz e mais arroz. São bênçãos de Deus”, explicou, usando a situação como exemplo.

       Ela ainda agradeceu o apoio da Diocese de Três Lagoas, da Paróquia local e a todos os parceiros da entidade, voluntários e professores, que vêm acreditando no trabalho das Irmãs Batistinas, investindo em sonhos e ajudando a transformar a vida de milhares de jovens ao longo de todos esses anos, “a todos vocês, o nosso muito obrigado”.

 

Programação

       No dia 17 de dezembro ocorreu a festiva social, com várias apresentações feitas pelos alunos, de acordo com as oficinas, e no dia 18 aconteceu a celebração eucarística, com a presença do Bispo Diocesano.

      

A Entidade

       O Instituto Dom Afonso Maria Fusco funciona há 25 anos em Aparecida do Taboado, mas há 32 anos vem ajudando a construir uma comunidade cada vez melhor, oferecendo oportunidades de aprendizado e de trabalho, atuando principalmente nas regiões mais carentes da cidade. Hoje, o trabalho desenvolvido pela entidade é referência no município e vem ganhando destaque a nível nacional.

       No local, atualmente cerca de 120 jovens, de 6 a 17 anos, participam de oficinas de meio ambiente, informática, leitura, circo, corpo e movimento, dança, pintura e música. A entidade também desenvolve o programa Jovem Aprendiz, onde muitos jovens são preparados e encaminhados para o mercado de trabalho, sendo uma grande oportunidade para o 1º emprego.

       O Instituto conta com o apoio da Prefeitura Municipal, do Banco do Brasil/AABB Comunidade e da indústria de brinquedos Pais & Filhos, além das doações da comunidade.

       O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Além das oficinas, as crianças recebem apoio escolar, acompanhamento psicológico e refeições.

 

 

*Fotos da festiva: Nelson José/ *Fotos da Missa: Camila Helem

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog