/

Para fomentar a sustentabilidade e agricultura familiar, Recicla Verdinho é executado pelo segundo ano em Inocência

2 minutos de leitura

O Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, a Prefeitura Municipal de Inocência e o Sicredi lançaram, nesta semana, na Feira do Produtor, o segundo ano do projeto Recicla Verdinho. A iniciativa é voltada para a conscientização das crianças sobre a importância da reciclagem e da preservação ambiental, além de promover o consumo de alimentos saudáveis oriundos da agricultura familiar.

Por meio da ação, os estudantes podem trocar materiais recicláveis, como garrafas pet e outros recipientes de plástico, pela moeda social “verdinho”, uma nota simbólica com valor equivalente a R$ 1,00 cada, que pode ser utilizada para aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar disponíveis na feira da cidade, incentivando assim o consumo consciente e apoiando os agricultores locais. Neste segundo ano de execução no município, o projeto conta com a participação de 158 alunos da Escola Municipal Cirilo Anoêna da Costa e do CEI Professor Olivalto Elias da Silva.

Para a secretária de Educação de Inocência, Adriana Alves Franco de Paula, o Recicla Verdinho traz uma nova roupagem para a educação ambiental e financeira dos alunos. “É por meio dessa ação que estimulamos uma consciência ambiental, mostrando como é importante reciclar. Com a troca das embalagens pelo verdinho, que é esta moeda social maravilhosa, os estudantes aprendem na prática a compra e criam uma educação financeira de como e com que gastar este dinheiro. E, a melhor parte é poder gastar com algo saudável, estimulando a alimentação para nossos estudantes. Vemos eles muito engajados, por isso, o programa tem resultados maravilhosos”, ressalta a secretária.

De acordo com a gerente da Regional Costa Leste do Sebrae/MS, Josi Signori, a renovação da parceria para a execução de mais um ano do projeto Recicla Verdinho em Inocência demonstra o sucesso da ação no município como uma ferramenta para a promoção da sustentabilidade e fomento a agricultura familiar. “Mais do que ensinar aos estudantes a importância de dar a destinação correta aos materiais recicláveis, o projeto garante renda para os produtores da agricultura familiar cadastrados no projeto, garantindo o sustento das famílias que vivem no campo e fomentando o empreendedorismo no meio rural”, destacou a gerente.

Atualmente, juntamente com Inocência, o projeto Recicla Verdinho é desenvolvido por outros 15 municípios de Mato Grosso do Sul que integram o programa Cidade Empreendedora: Amambai, Costa Rica, Dourados, Inocência, Nova Andradina, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Bataguassu, Bela Vista, Caarapó, Naviraí, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo. Por meio do projeto já foram recolhidos cerca de 800 mil itens recicláveis no Estado. Ao todo, 4.300 alunos de 19 escolas participaram da ação, e 220 feirantes foram contemplados.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog