/

Para impulsionar o desenvolvimento de Aparecida do Taboado, Prefeitura adere ao Cidade Empreendedora

2 minutos de leitura

A Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado aderiu ao programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS. Com o objetivo de transformar a economia e impulsionar o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, a iniciativa começa a ser executada no município nesta segunda-feira (17) com a realização da pesquisa socioeconômica. Até quinta-feira (20), agentes irão fazer um levantamento para identificar a opinião de quem mora no município sobre aspectos econômicos, sociais e de infraestrutura da cidade. Os dados coletados irão nortear construção de um plano de ação que será desenvolvido posteriormente.

De acordo com o prefeito, José Natan de Paula Dias, a adesão ao programa irá ajudar a melhorar vários setores da economia e alavancar o crescimento do município a partir da integração dos setores público e privado. “A nossa expectativa é que através do Cidade Empreendedora a gente consiga aproximar a gestão pública das lideranças locais, desenvolvendo uma linha de trabalho que traga desenvolvimento para a nossa economia, tanto no campo quanto na cidade. Com base no que a gente acompanha em outros municípios, acreditamos que as ações irão proporcionar mudanças de comportamento, visão e, com isso, fazer com que a gente avance em vários setores, inclusive no empresarial”, destacou o líder do Executivo.

Com a contratação do Cidade Empreendedora, Aparecida do Taboado passa a integrar o ciclo 2023/2024 do programa e irá receber acompanhamento do Sebrae/MS até o próximo ano. Será elaborado um plano de desenvolvimento econômico para o município com ações estratégicas confeccionadas a partir da necessidade da cidade. Dados da Receita Federal de 2023 apontam que em Aparecida do Taboado há cerca de 2.300 empreendimentos entre Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedores Individuais (MEI), o que corresponde a 88% da densidade empresarial. A partir do programa, esse público vai ser diretamente atendido, já que uma das linhas de atuação do Cidade Empreendedora é direcionada para auxiliar e propor soluções ao pequeno empresário.

Outra vertente do programa atua diretamente no âmbito das políticas públicas com a proposta de melhorar o ambiente de negócios. Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, as duas estratégias vêm para promover o desenvolvimento do município. “O papel do Sebrae é apoiar o pequeno negócio e incluir ele no desenvolvimento como um todo. O Cidade Empreendedora trabalha justamente isso, ao dar suporte a esse pequeno empresário com atendimentos e capacitações e, além disso, também atua com o poder público para melhorar o ambiente de negócios desse município, facilitando o caminho para quem quer empreender. É assim que juntos fortalecemos o comércio local, gerando emprego e renda para a população, e promovendo o desenvolvimento da cidade”, enfatizou Mendonça.

São várias iniciativas que englobam o Cidade Empreendedora e, dentre ações previstas pelo programa, está a desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas; incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Mais informações sobre o Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog

Isso vai fechar em 0 segundos