Aparecida do Taboado (MS) – Segundo pesquisa encomendada pela ACIAT e divulgada pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS, os comerciantes aparecidenses deverão registrar um aumento de quase R$ 300 mil nas vendas de ovos de chocolates e similares este ano. Conforme o levantamento, 72% dos consumidores pretendem comprar chocolates e outros alimentos de Páscoa, desembolsando R$ 848,5 mil.
Os gastos médios na comparação ao ano passado serão 104,56% maiores, passando de R$58,79 para R$120,26. No ano anterior, a parcela era de 80,80%, com compras equivalentes a R$ 587,7 mil.
Mas não só de chocolate vive a Páscoa. Os consumidores também têm despesas com comemorações, como o churrasco em casa com a família, uma opção de 47,54% dos entrevistados. Esses tipos de desembolsos podem somar R$ 674,20 mil. No total, entre ovos de chocolate, outras iguarias e comemorações, os gastos podem chegar a R$ 1,5 milhão.
Em se tratando de compras de doces da época, o ovo de Páscoa (65,15% das intenções) lidera, com folga, a preferência dos aparecidenses. Na sequência, estão caixa de bombons (11,36%), cesta café da manhã ou de chocolate (9,09%), coelho de pelúcia (7,58%), barra de chocolate (3,79%) e ovo caseiro (3,03%).
A pesquisa também verificou quais serão os produtos mais consumidos na Semana Santa e Páscoa, além dos chocolates. O peixe (23,21%) está no topo do ranking, superando carne para churrasco (6,12%%), refrigerante (19,64%) e cerveja (21,68%). Em seguida, indicando que o aparecidense também se preocupa com a alimentação saudável, aparece verduras, com 11,48%.
Para quem
Os principais beneficiados na lista de presenteados dos aparecidenses são ‘os filhos’ com 31,25% das intenções. Em seguida vem a troca de presentes entre namorados. Dos entrevistados, 28,57% disseram que pretendem comprar ovos de chocolate ou outra guloseima para o namorado ou a namorada. Já o pai (0,89%), irmãos (0,89%), mãe (4,46%), sobrinhos (6,25%), netos (12,50%) e afilhados (14,29%) ficaram bem abaixo na lista de preferenciais.
Onde
Quanto aos locais, as lojas do centro lideram com 57,29% das preferências. Os supermercados (39,58%) e as lojas de bairro (3,13%) aparecem na sequência.
De que forma
A população ficou dividida com relação às formas de pagamento. No entanto, 50% dos consumidores vão apelar ao cartão de crédito. Já 26% pretendem pagar em dinheiro. Na sequência, estão a aquisição no crediário da loja (11,70%), parcelado (8,51%) e débito (2,13%). Apenas 1,06% vão optar pela folha de cheque.
Serviço
A pesquisa foi realizada de 15 a 27 de fevereiro em Aparecida do Taboado e ouviu 127 pessoas, considerando 95% de nível de confiança e margem de erro de 9%.

