A recorrente procura por Tamiflu em postos de saúde por pacientes atendidos por planos particulares tem chamado atenção, segundo o secretário de Saúde de Campo Grande, Ivandro Costa. O medicamento é usado no tratamento da gripe causada pelo vírus H1N1.
“Eu, pessoalmente, estive com vários desses pacientes, que são atendidos por planos e convênios e quero enfatizar que transferir essa responsabilidade para o SUS (Sistema Único de Saúde) é ilegal. Pela Lei 9.656, que dispõe sobre obrigatoriedade dos planos com os pacientes, em casos de urgência e emergência são obrigados a custear todas as despesas, incluindo medicamentos”, adverte.
Ivandro ressalta, ainda, que pelo protocolo, só pacientes atendidos na rede pública podem receber o medicamento nos postos. Hoje o Tamiflu está em falta nas unidades de saúde e não há previsão para reabastecimento, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, que faz a distribuição dos medicamentos recebidos do Ministério da Saúde. “Eu, pessoalmente, estive com vários desses pacientes, que são atendidos por planos e convênios e quero enfatizar que transferir essa responsabilidade para o SUS (Sistema Único de Saúde) é ilegal. Pela Lei 9.656, que dispõe sobre obrigatoriedade dos planos com os pacientes, em casos de urgência e emergência são obrigados a custear todas as despesas, incluindo medicamentos”, adverte.
Ivandro ressalta, ainda, que pelo protocolo, só pacientes atendidos na rede pública podem receber o medicamento nos postos. Hoje o Tamiflu está em falta nas unidades de saúde e não há previsão para reabastecimento, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, que faz a distribuição dos medicamentos recebidos do Ministério da Saúde.
Mais Recente de Blog
Aparecida do Taboado (MS) – A organização da 56ª edição da Festa do Peão de Aparecida
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), estará em Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (9)
Os atletas do Dojo Keirós tiveram um desempenho de destaque na primeira etapa do Campeonato Estadual
Um acidente envolvendo um veículo oficial da Câmara Municipal de Aparecida do Taboado ocorreu na tarde
A Academia da Saúde, localizada ao lado da ESF São Jerônimo, está com ampliação em seu