Aparecida do Taboado (MS) – Uma fiscalização preventiva da Polícia Militar Ambiental nos rios Paraná, Brejo Comprido e Grandinho, em Aparecida do Taboado, nesta terça e quarta-feira (1 e 2), culminou na apreensão de 450 metros de rede de pesca, além de outros petrechos ilegais, e mais de 20kg de pescado que foram devolvidos às águas. Durante a operação, a PMA fiscalizou 10 embarcações, com 19 pessoas desenvolvendo pesca amadora e profissional, bem como pescadores que praticavam a atividade no barranco dos rios. Todos pescavam legalmente.
Entretanto, a equipe retirou dos rios 11 redes de pesca, medindo aproximadamente 450 metros que estavam armadas ilegalmente. Os infratores que armaram as redes não foram localizados e nem identificados, possivelmente por terem sido avisados da presença da fiscalização. Com isso, foram soltos cerca de 20 kg de peixes vivos que estavam presos aos petrechos ilegais.
Segundo a PMA, a intensificação deste tipo de fiscalização tem o poder de dissuadir aqueles que teriam intensão de desrespeitar as normas, ainda que ninguém tenha sido preso nesta ação. “Além disso, a retirada desses petrechos com alto poder de captura evita a degradação dos cardumes e também impõe prejuízo financeiro e temor à maioria das pessoas que arma este tipo de petrecho ilegal”, comentou Ten. Cel. Ednilson Paulino Queiroz, da Assessoria de Comunicação da PMA.