Posso alugar um apartamento com restrição no CPF?

2 minutos de leitura
Descubra se é possível alugar um imóvel com o nome sujo e quais as alternativas disponíveis no mercado para realizar a negociação.

Certamente, ter uma restrição no CPF é um grande indício de uma saúde financeira frágil, por isso, qualquer pessoa com o nome sujo que está procurando por imóveis para alugar sabe que o caminho é árduo e cheio de pedras.

Embora não haja nenhum tipo de limitação na legislação imobiliária em relação às pessoas endividadas, na maioria das vezes, o próprio locador opta por não disponibilizar o imóvel para aluguel aos inadimplentes, mesmo que os interessados apresentem garantias legais.

Contudo, existem algumas alternativas que tornam a negociação possível, confira a seguir:

O que diz a legislação?

Como mencionado anteriormente, não há nenhum artigo na legislação brasileira que impeça uma pessoa com restrições no CPF de fechar uma negociação.

Nesse caso, o interessado terá que explicar as suas condições e procurar uma casa ou apartamento para alugar direto com o proprietário, levando em conta que cabe ao locatário e a imobiliária a decisão de realizar, ou não, o contrato, de acordo com os princípios da autonomia privada.

Alternativas para alugar um apartamento com nome restrito

Embora haja alguns meios de conseguir alugar uma casa ou apartamento com o nome sujo, o mais recomendado é pagar a dívida e normalizar a sua situação antes mesmo de iniciar a pesquisa por imóveis.

Porém, se você ainda está pagando as parcelas ou buscando a renegociação do saldo devedor, existem algumas opções disponíveis no mercado que podem te ajudar a realizar o aluguel de um imóvel mesmo com restrição, também conhecidas como “garantias locatícias”.
Entre as mais comuns estão o Título de Capitalização, um fiador, o CredPago ou o seguro fiança.

Qual a melhor alternativa?

A opção mais viável varia de acordo com o processo de análise de crédito de cada indivíduo.

Nesse tipo de situação, o mais indicado é consultar uma imobiliária que possa apresentar a opção mais segura e garantir o resguardo e a proteção de ambas as partes antes da oficialização do contrato de aluguel.

Saiba mais sobre o Seguro Fiança

O Seguro Fiança é uma das garantias locatícias mais buscadas e mais eficientes em casos de restrição no CPF e é aplicado com base no Artigo 37 da Lei do Inquilinato (8245/91), que garante ao proprietário uma compensação por possíveis prejuízos com a locação e ainda oferece ao inquilino a fiança, substituindo o fiador.

Para conseguir o benefício, é necessário que o interessado tenha formas de comprovar os seus rendimentos e seja avaliado e aprovado pela seguradora.

Normalmente, os custos do seguro são arcados pelo próprio inquilino mas, o segurado (na maior parte das vezes representado por uma empresa administradora) também pode ficar responsável pelo pagamento junto à seguradora e repassar os custos ao inquilino ou, até mesmo, se encarregar em assumir as parcelas.

Além disso, para solicitar o seguro fiança é preciso, antes de mais nada, escolher um imóvel e averiguar se a imobiliária oferece esse tipo de serviço para os clientes e trabalhar com um Corretor de Seguros.

Também é possível contratar um Corretor de confiança e solicitar ao profissional a documentação necessária para a realização da análise cadastral.

Como o valor do seguro é personalizado, o orçamento será informado apenas após o final da aprovação cadastral.

Enfim, gostou de descobrir as formas de alugar um imóvel mesmo com o nome restrito?

Se esse artigo foi interessante para você, compartilhe essas informações em suas redes sociais, com certeza, elas podem ajudar muitas pessoas inadimplentes que estão em busca de imóveis para alugar.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog