Aparecida do Taboado (MS) – O prefeito José Robson Samara Rodrigues de Almeida participou, na quinta-feira (9), da abertura do Encontro Estadual da Política de Assistência Social em Mato Grosso do Sul, realizada na Escola do Sistema Único de Assistência Social Mariluce Bittar, na Capital, junto de outros prefeitos e gestores que também prestigiaram o evento com a presença do governador Reinaldo Azambuja.
Na oportunidade, o governador Reinaldo Azambuja, acompanhado da titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre, anunciou o aumento em 7,5 % do cofinanciamento da Assistência Social, realizado diretamente do Fundo Estadual para os Fundos Municipais de Assistência Social.
O aumento do Governo na transferência de recursos do Fundo Estadual de Assistência Social para os 79 municípios, fez o valor saltar de 13,5 milhões em 2016 para R$ 14,5 milhões em 2017.
Para Robinho Samara é fundamental a parceria com o Governo do Estado. “Com o aumento do cofinanciamento vamos dar continuidade ao excelente trabalho que está sendo realizando em nossa cidade e poderemos planejar outros projetos”, falou.
Segundo a secretária Elisa Nobre, Mato Grosso do Sul é o primeiro estado brasileiro a executar “transferências fundo a fundo”, direto do Fundo Estadual de Assistência Social para os fundos municipais. “Somos pioneiros na adesão ao compromisso proposto na Lei Orgânica da Assistência Social por causa dessas transferências. Somos precursores e, atualmente, estamos entre os cinco estados do Brasil que executam essa transferência”, divulgou.
Os recursos serão utilizados nos atendimentos sociais municipais, podendo ser empregados em manutenção de espaços físicos, adequação de acessibilidade, aquisição de veículos, capacitação de equipe técnica e em outras ações que visam melhorar a qualidade do atendimento prestado à população, que vive nas cidades.
Também durante o encontro o Governo do Estado entregou seis veículos para os municípios de Aquidauana, Brasilândia, Coronel Sapucaia, Ivinhema, Rio Negro e Sidrolândia.
A abertura do Encontro Estadual da Política de Assistência Social em Mato Grosso do Sul contou também com a presença da secretária municipal de Assistência Social e primeira-dama de Aparecida do Taboado, Lucilene Tábuas Carrasco, e da primeira-dama de Mato Grosso do Sul, Fátima Azambuja.