Aparecida do Taboado (MS) – Com o objetivo de ampliar o acesso e qualificar atendimento às pessoas com deficiência no SUS, com foco na organização de rede e na atenção integral à saúde, que contemple as áreas de deficiência auditiva, física, visual, intelectual e ostomias, a Prefeitura, através do programa “Rede de cuidado a pessoas com deficiência”, entregou na manhã desta terça-feira (20) três pares de sapatos ortopédicos e uma órtese suropodálica sem articulação.
A entrega foi feita pelo prefeito Robinho Samara; secretário de Saúde, Márcio Garcia Galdino; e co-diretora de área médica, Janete Almeida, na Secretaria Municipal de Saúde. Na oportunidade, o prefeito ressaltou que o objetivo da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, é ampliar a integração e articulação dos serviços de reabilitação com a rede de atenção primária e outros pontos de atenção especializada e que por este motivo o município busca desenvolver ações de prevenção de deficiência na infância e vida adulta. “Este programa é do Governo Federal em parceria com a Prefeitura e ficamos felizes em atender a estas pessoas, merecedoras de conforto e saúde”, disse.
O secretário de Saúde contou que o programa atenderá, no total, 7 aparecidenses e destes, 5 já foram contemplados. Durante a entrega, receberam sapatos ortopédicos: Antônio Paulo da Silva, Carolino Pereira da Silva e Dorival de Carvalho. Já Judson Paulo da Silva, recebeu uma órtese suropodálica sem articulação.
Ainda por intermédio da “Rede de cuidado a pessoas com deficiência”, a aparecidense Maria Silveira Baldo também foi atendida com um colete. A Secretaria de Saúde aguarda a chegada de uma perna mecânica, uma cadeira de banho, uma cadeira de roda e um sapato ortopédico, que atenderão mais 2 aparecidenses.

