Aparecida do Taboado (MS) – Foi concluído nesta sexta-feira (27/06) o curso de processamento da banana, ministrado pela instrutora do SENAR, Neiva Ines Maldaner Missio. As aulas começaram no dia 25 e contaram com a participação de oito alunos, em mais uma iniciativa do SENAR/MS em parceria com o Sindicato Rural.
O curso teve aulas teóricas e práticas, com a metodologia “aprender fazendo”, permitindo que os alunos colocassem a mão na massa. A instrutora avaliou positivamente a participação dos alunos, destacando o interesse e a dedicação demonstrados, o que resultou em um excelente aproveitamento.
A capacitação se destacou pela proposta de aproveitamento integral da banana verde, com a produção de farinha, biomassa e chips, evitando o desperdício da fruta quando amadurece toda de uma vez, situação comum em propriedades rurais. Além disso, a banana verde possui um tipo de amido diferenciado, importante para a nutrição e a saúde humana.
Os alunos também aprenderam a produzir diversos outros produtos a partir da banana, como licor, balas, rapaduras, nhoque, bolos e tortas. Essas receitas contribuirão para melhorar a alimentação das famílias e poderão servir como oportunidade de geração de renda, com a comercialização de produtos derivados da banana.



