/

Projeto Salas Verdes “Nascente do Rio Paraná”: Pousada São Matheus integra projeto nacional de educação ambiental

1 min de leitura
1

Com o objetivo de fortalecer a educação ambiental em Aparecida do Taboado (MS) e região, a Pousada São Matheus, de propriedade da médica veterinária e presidente do grupo SOS Rio Paraná, Leila Mussi, passou a integrar oficialmente o projeto Salas Verdes, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima que incentiva a criação de espaços socioambientais voltados à formação e informação ambiental.

O certificado que habilita a pousada como uma Sala Verde foi emitido em 2024, após apresentação de metas apresentadas por Leila. Desde então, o local já sediou duas atividades com jovens, voltadas à educação ambiental, além de outras envolvendo ribeirinhos e cidadãos da região, como é o caso do Mutirão de Limpeza das orlas e estradas ribeirinhas que ocorre todos os anos, com a parceria da SOS RIO PARANÁ, da qual Leila é presidente.

O primeiro evento foi promovido pelo Distrito 4470 do Rotaract Club, organização voltada a jovens com mais de 18 anos engajados em serviços comunitários. Durante o encontro, Leila ministrou uma palestra sobre educação ambiental para participantes de diversas cidades do Estado. Foram plantadas 4 árvores pela equipe rotaractiana.

Já o segundo evento contou com a participação de 62 alunos da Escola Estadual Georgina de Oliveira Rocha, além de professores e coordenadores. Os estudantes assistiram palestras com foco no tema “Terra sem Plástico” e participaram de atividades práticas. Durante a dinâmica, os alunos foram divididos em grupos e desafiados a identificar as árvores as quais possuem numeração com a denominação das mesmas.

A área turística da Pousada São Matheus, ao redor de 01 hectare, abriga 508 árvores catalogadas, pertencentes a 66 espécies diferentes.

Em entrevista ao Costa Leste News, Leila informou que a pousada está aberta para receber gratuitamente grupos escolares e instituições públicas e privadas de Aparecida do Taboado e região interessados em desenvolver atividades de educação ambiental. O agendamento deve ser feito pelo telefone (017) 99145-2020.

Sobre o Projeto Salas Verdes
O Projeto Salas Verdes, coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), tem como propósito estimular a criação de espaços destinados à disseminação de conhecimento ambiental, em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA).

Saiba mais: https://www.gov.br/mma/pt-br/composicao/secex/dea/programas-e-projetos/-salas-verdes 

 

1 Comment

  1. Leila minha irmã!

    Minha admiração por vc é cd vez maior…
    Deus te abençoe e te guie nessa missão linda c os animais, a natureza e as pessoas…
    O mundo precisa de pessoas como vc!
    Força Guerreira!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog

Isso vai fechar em 0 segundos