/

RETROSPECTIVA PROCON 2022

2 minutos de leitura

O Procon “Ver. Ivair Garrido Aydar”, durante o ano de 2022, tem muito o que celebrar.

SISTEMA PROCONSUMIDOR:
Em fevereiro, um marco importante foi a implantação do ProConsumidor, sistema da Secretaria Nacional do Consumidor e Ministério da Justiça, onde no Estado de Mato Grosso do Sul, o Procon de Aparecida do Taboado, juntamente com o Procon MS e outros 3 Municípios, foi pioneiro em sua implantação, trazendo mais melhoria no atendimento e celeridade na resolução dos conflitos.

PALESTRA NAS ESCOLAS:
Em maio, o PROCON de Aparecida do Taboado em parceria com o PROCON MS, realizaram palestras nas Escolas Frei Vital de Garibaldi e Georgina de Oliveira Rocha. A Palestra intitulada “Consumo na Ponta do Lápis”, foi para os alunos do Ensino Médio, levando educação ao jovem consumidor, para um futuro cada vez melhor.

NOVO NOME:
Em junho, por meio do Projeto de Lei nº 01/2022 do Legislativo, de autoria do Ver. José C. da Conceição Santos, esta unidade do PROCON – Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Aparecida do Taboado, passou a ser denominada de “PROCON Vereador Ivair Garrido Aydar”, eternizando a luta daquele que foi pioneiro por sua criação e efetiva instalação e fazendo justiça a esta conquista em nosso Município.

ENCONTRO NACIONAL:
Em agosto, o Procon de Aparecida do Taboado, foi convidado para participar e pela primeira vez se fez presente na 27ª Reunião da Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON e do Congresso Nacional do Conselho Nacional de Defesa do Consumidor – MPCON, em Brasília/DF, onde na ocasião foi discutido sobre a implantação do Sistema ProConsumidor, que há mais de 6 meses já estava em pleno funcionamento em nosso Município como um dos pioneiros em nosso Estado.

ENCONTRO ESTADUAL DE PROCONS NA “TERRA DOS 60 DIAS APAIXONADOS”:
O Procon de Aparecida do Taboado sedia pela primeira vez o Encontro do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor do Estado do MS “Na Terra dos 60 Dias Apaixonados”. O evento ocorreu entre o período de 23 e 25 de agosto, com temas importantes da esfera consumeristas e palestrantes renomados.

NÚMERO DE ATENDIMENTOS:
De janeiro a dezembro, o Procon entre consultas simples e realização de audiências, o Procon realizou 840 atendimentos, ultrapassando o ano de 2021, onde foram atendidos 777 consumidores. TOTAL – 2021 + 2022 = 1617 atendimentos

DEVOLUÇÃO PARA O BOLSO DOS CONSUMIDORES:
O Procon “Vereador Ivair Garrido Aydar”, por meio de seus atendimentos presenciais, tais como: ligações preliminares, registros de reclamação e audiências de conciliação, devolveu aos consumidores aparecidenses, a quantia de R$ 222.144,49 (duzentos e vinte e dois mil, cento e quarenta e quatro reais e quarenta e nove centavos), entre janeiro a dezembro de 2022. Ano de 2021 foram R$ 156.213,06 (cento e cinquenta e seis mil, duzentos e treze reais e seis centavos), TOTAL – 2021 + 2022 = R$ 378.357,55

RANKING DAS RECLAMADAS DE 2022:
No seguimento de telefonia vem a Tim, seguida da Claro, Vivo e Oi. No ramo bancário, temos o Banco Pan, seguido do Santander, BMG, Bradesco, C6 e Caixa Econômica Federal. No ramo das seguradoras temos com recordes de reclamações a BinClub, seguido da Chubb Seguros. E no ramo lojista, temos Casas Bahia, seguida da Magazine Luiza, Móveis Gazin e Mercado Livre.
A empresa mais reclamada foi a Tim com 163 reclamações, seguida da Energisa com 105. Do total de 840 atendimentos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog

Isso vai fechar em 0 segundos