Aparecida do Taboado (MS) – Em parceria com a Alcoolvale, o Rotary Club cumpriu mais uma meta proposta pelo Rotary Internacional e plantou 100 mudas de árvores nativas no município. A ação faz parte do calendário anual do clube e em Aparecida do Taboado vai recuperar a Área de Preservação Permanente – APP da lagoa de captação de água para consumo interno da usina.
Além disso, o plantio resultou na formação de um corredor ecológico para garantir a movimentação de animais entre a APP e o Rio Quitéria, preservando a fauna local e exercendo um papel fundamental na formação e manutenção dos recursos hídricos, preservando a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora e a qualidade do solo.
Foram plantadas 100 mudas em balainhos, com porte médio entre 30 e 80 cm de altura, em uma área de 1.200m², conforme o Código Florestal (Lei nº 12.651/2012). Segundo explicou o engenheiro ambiental da Usina Alcoolvale, Deividi Juliati Lourenço, “as covas foram abertas com tamanho correspondente ao substrato das mudas, em espaçamento de 3x4m, com o objetivo de mantê-las adensadas, conservando a característica de uma mata ciliar fechada às margens do rio”. Ele explicou ainda que o espaço permitirá também a entrada de um trator para efetuar a manutenção da área.
Cerca de 30 integrantes da família rotária participaram da atividade, que é uma meta lançada pelo Rotary Internacional aos presidentes 2016/2017, cumprida com excelência em Aparecida do Taboado, “foi muito prazeroso dividir a manhã de sábado com os rotarianos. Além da questão ambiental, foi uma oportunidade de exercemos a nossa missão rotária e ainda passarmos mais tempos juntos”, disse a presidente do Rotary Club, Elaliana de Barros Pereira Santana.



