/

Sanesul: Governo Municipal irá contratar empresa para fazer estudo técnico

2 minutos de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – O Prefeito José Natan de Paula Dias compareceu na sessão ordinária da Câmara Municipal na última segunda-feira (23), acompanhado do vice-prefeito Ávila, para prestar esclarecimentos relacionados à prestação de serviços pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul – SANESUL, atendendo convocação feita por meio de requerimento aprovado por unanimidade.

O autor do requerimento edil Vagner Panela usou a tribuna para apresentar os questionamentos constantes do requerimento e ainda comentou que o tema é polêmico, além de ter sido bandeira de campanha do atual chefe do executivo.

O primeiro questionamento sobre o por que a Empresa Sanesul continua prestando serviços no município sem contrato, contrato este que não foi renovado no ano passado, o prefeito José Natan informou que nenhuma providência foi tomada ainda porque ele se atentou em cuidar da saúde no momento, segundo ele a prefeitura estava travada na parte administrativa. O prefeito ainda disse que o tema é bastante importante, e se o problema do emissário de esgoto não for resolvido, ele não terá feito nada, pois esse foi seu principal tema de campanha.

O prefeito também comentou que irá providenciar a contratação de uma empresa para fazer um estudo de como é o sistema de abastecimento de água, se é superavitário (tem receita maior que a despesa), se compensa privatizar ou fazer uma Parceria Público Privado (PPP), ou ainda colocar uma empresa gestora para administrar o sistema, entre outras opções.

“Já estamos tomando as providências, de 0 a 10 já estamos no passo 9 e não irá demorar muito tempo para essa empresa fazer a transição”, disse.

O vereador Vagner indagou ainda se existe fiscalização por parte da prefeitura com relação aos serviços prestados pela Sanesul e como é realizada as exigências para tapar os buracos que a empresa deixa nas ruas da cidade de maneira irregular.

Segundo o Prefeito, a empresa não executa os serviços com qualidade por falta de competência e pelas condições de trabalho oferecidas à equipe local. Segundo ele, a fiscalização é realizada pela Secretaria de Obras e a Administração Mnicipal está fazendo um levantamento de todos os buracos feitos pela SANESUL, e a prefeitura já tem realizado o tapamento de alguns buracos com material fornecido pela Sanesul.

O prefeito garantiu que a realização de serviço de tapa buracos com qualidade será exigida no contrato que será celebrado com a próxima empresa que irá assumir os serviços de água e esgoto no município.

Em relação ao emissário final de esgoto, o prefeito José Natan afirmou que será exigido o sistema terciário de esgoto e acrescentou: “a mudança, acho que todos têm a consciência que é muito difícil, o que nós queremos é o esgoto tratado na sua plenitude, monitoramento da bacia e ampliar o emissário submerso no Rio Paraná”, falou.

Em resposta ao vereador Marcinho da Saúde, que questionou qual a previsão para a contratação da empresa que irá assumir o abastecimento de água nesse período de transição, José Natan afirmou que em três meses haverá uma outra empresa gerindo os serviços de água e esgoto do município.
Ainda segundo o prefeito, o município depende dos estudos técnicos para que possa assumir os serviços de água e esgoto, entretanto, já adiantou que não acha viável a possibilidade e prefere a terceirização.

SOS Rio Paraná
A reunião cantou com a presença dos representantes da Associação SOS Rio Paraná, Leila Mussi (Presidente), Pedro Queiroz e Rafael Naline.

A presidente da entidade disse ao Costa Leste News, que ficou preocupada com o posicionamento do prefeito, pois segundo ela, o que foi apresentado durante a sessão não foi a proposta da campanha eleitoral do então candidato, e por isso será necessária uma mobilização da população e do Poder Legislativo.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog