Selvíria (MS) – Com investimentos que devem alcançar R$ 1 milhão de reais, a Saúde no município vai dar um salto gigante nas próximas semanas. Isso é o que confirmou o secretário municipal, José Brito da Silva, ao Jornal do Bolsão na manhã de terça-feira (20).
Brito anunciou que o município está finalizando a contratação de mais 5 médicos para atender no Centro de Especialidades Médicas da cidade, sendo que 4 deles farão plantões de 24 horas na unidade aos sábados e domingos. Uma ação inédita em Selvíria.
Outra novidade é que a Prefeitura está terminando de finalizar os convênios com o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, de Três Lagoas, para atendimento de cirurgias, ambulatório e CDI, o que vai possibilitar a realização de 2 cirurgias por mês (uma eletiva e outra emergencial), e com a Urgência e Emergência de Ilha Solteira com mais 1 ano de subvenção.
Segundo comemorou o secretário, Selvíria será o único município da macrorregião de Três Lagoas a poder contar com todos os serviços do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, “com isso nós iremos zerar a fila de espera por cirurgias eletivas, como cataratas, por exemplo. Além de que poderemos oferecer todos os serviços que o CDI nos coloca a disposição, como exames de Raio-X, Mamografia, Ultrassom, Densitometria Óssea, ressonância magnética, eletrocardiograma e uma infinidade de outros atendimentos. É um ganho enorme pra nós na Saúde”, confirmou Brito.
Também já está em fase de negociação, segundo o secretário, a contratação de um cardiologista engrossar a lista de especialidades que a Secretaria Municipal de Saúde já oferece, como psiquiatra, ortopedista, ginecologista, oftalmologista e pediatra.
Todos esses novos investimentos demandarão um investimento anual de aproximadamente R$ 1 milhão.
Regulação
O Sistema de Regulação Municipal, implantado no final do ano passado, também já vem apresentando excelentes resultados, conforme garantiu Brito. Segundo ele, agora o paciente é encaminhado para as especialidades através do próprio sistema de regulação municipal, “agora nós temos um controle disso. É possível saber a partir da regulação quem precisa do que. Ficou muito mais dinâmico e bem mais produtivo o nosso atendimento”, enfatizou.
Cataratas
Recentemente, o município receberia um quantitativo da União e optou, ao invés do dinheiro, receber 10 cirurgias de cataratas para disponibilizar à população. O procedimento, que possui alta demanda em Selvíria, vai ser realizado no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas, e a Secretaria de Saúde está responsável por realizar a triagem. É mais um ganho comemorado pela Saúde em Selvíria.