Três municípios de Mato Grosso do Sul foram destaques no prêmio de “Boas Práticas na Gestão Pública”, entregue na última quarta-feira (2), durante o 2º Congresso Nacional de Prefeitos, organizado pela APREESP (Associação dos Prefeitos do Estado de São Paulo) e realizado no Memorial da América Latina com o objetivo de discutir um novo Brasil através do Pacto Federativo.
Foram finalistas do prêmio os municípios de Selvíria, José Fernando Barbosa dos Santos; de Bataguassu, administrados pelo prefeito Pedro Caravina; e Campo Grande, Marquinhos Trad. A Prefeitura da Capital conquistou o primeiro lugar na categoria “Gestão Pública Participativa” com o projeto “Conecta CG – Qr Code”. Selvíria foi finalista com o projeto ambiental “Adote uma Nascente” e Bataguassu com o projeto “Como Utilizar o Siconv Como Ferramenta de Trabalho – uma Metodologia Inovadora”.
Falando em nome da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Caravina parabenizou os colegas Marquinhos Trad e Fernando Barbosa, destacando os projetos desenvolvidos. Ele também parabenizou a organização do evento pela iniciativa de premiar os gestores públicos que têm se destacado à frente da administração municipal mesmo diante do momento turbulento da economia brasileira.
“Em momento de crise, só venceremos se juntarmos as forças”, disse ele, ao enaltecer a criatividade dos prefeitos brasileiros, em especial os de Mato Grosso do Sul, pelo sucesso administrativo mesmo com a escassez de recursos e quedas constantes da receita.
Marquinhos e Fernando participaram do ato de premiação, enquanto Caravina foi representado pelo coordenador-geral da Rede Siconv (Sistema de Convênios) em Mato Grosso do Sul, Luis Morente, da Segov (Secretaria de Estado de Governo), atualmente Plataforma + Brasil.
O “Prêmio Gestor do Ano em Boas Práticas na Gestão Pública – Edição 2019” visa reconhecer e premiar os municípios brasileiros, bem como chefes do Poder Executivo, que desenvolveram boas práticas de gestão baseadas nos princípios da transparência, equidade, ética, responsabilidade corporativa e social.
O município de Selvíria foi destaque com o Projeto Ambiental “Adote Uma Nascente”, elaborado e desenvolvido pelo coordenador ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Valticinez Barbosa Santiago, com total apoio do prefeito José Fernando.
O projeto já foi apresentado em um grande evento, em Manaus-AM, levando o nome do município a nível nacional e visa a recuperação de nascentes situadas principalmente nos assentamentos de Selvíria. Também recebeu R$ 180 mil do Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados (Funles), gerido pela Semagro – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, para aquisição de veículo.
“Fico muito honrado em participar deste evento, onde representei nossa cidade e marchei à São Paulo junto a prefeitos de todo Brasil em prol de um novo país através do Pacto Federativo; mas fiquei ainda mais feliz de ver Selvíria concorrendo à premiação através do Adote uma Nascente, que é uma iniciativa de grande importância para nosso município e nossa biodiversidade”, comentou o prefeito José Fernando.