Aparecida do Taboado (MS) – Até a última sexta-feira (10) a empresa Plastrela através da campanha “SOS Rio Grande do Sul” arrecadou mais de 30 toneladas de doações com apoio de parceiros em todo o município.
A campanha teve início na segunda-feira (06) e tem como finalidade arrecadar doações para serem levadas para o Rio Grande do Sul que possui mais de 80 mil pessoas desabrigadas devido às fortes chuvas que causaram estragos em centenas de cidades do estado.
Segundo informações da Plastrela, um caminhão da empresa com cinco paletes carregados com garrafas de água potável saiu em direção ao Estado na quinta-feira (09) e outro veículo saíra nesta segunda-feira (13). Ao Costa Leste News, a empresa afirmou que os dados parciais das arrecadações até o momento são: 21 paletes de garrafa de água potável (10.899 kg), 37 paletes de roupa (8.787,50 kg), 4 paletes de ração (2.484 kg) e 10 paletes de produtos de higiene e alimentos (2.445 kg).
A Supervisora Administrativa da Plastrela, Leidi Leila, também informou ao Costa Leste News que a campanha continua e as doações ainda podem ser levadas até os pontos de arrecadação que destinarão os itens até a empresa. “Mais caminhões com todas as doações serão enviados durante a semana, pois um veículo só não acomoda todos os produtos. Por este motivo, nós encerramos os recolhimentos nos pontos de coleta e pedimos para que os donativos sejam entregues aqui na sede da Plastrela”, informou.
Ela ainda esclareceu que uma grande quantidade de roupas já foram recebidas e por este motivo o foco das doações agora é de outros produtos, “só nós já arrecadamos oito toneladas de roupas e temos aqui para fazer organização e separação de mais quatro toneladas de roupa, e por isso outros itens são mais importantes no momento”, completou Leidi.
Conheça alguns dos pontos de coleta em Aparecida do Taboado:
- Corpo de Bombeiros
- Rádio Cultura FM
- Rádio Jota FM
- Empresa Plastrela
- Loja Caramelo Store
- Sindicato Rural
- Jhow Jhow Cabeleleiro
- Projeto G7
O que pode ser doado:
- Colchões
- Cobertores
- Água Potável
- Ração Animal
- Roupas de cama e banho
- Produtos de higiene
- Produtos de limpeza
Chuvas no Rio Grande do Sul
O número de pessoas que estão temporariamente morando em abrigos no Rio Grande do Sul chegou a 80 mil (80.826), conforme o mais recente boletim da Defesa Civil estadual, divulgado às 9h desta segunda-feira (13).
Devido às fortes chuvas que causaram estragos em centenas de cidades do estado, há duas semanas, mais de meio milhão (538.241) de gaúchos estão desalojados, porque foram obrigados a abandonar a própria casa para ficar em segurança.
As consequências dos temporais afetam cerca de 90% do estado, ou 447 dos 497 municípios, e mais de 2,11 milhões de pessoas foram impactadas direta ou indiretamente pelos eventos climáticos extremos.
De domingo para hoje, mais quatro mortes foram confirmadas, elevando para 147 o número de vítimas. Os nomes das pessoas mortas identificadas e as localidades dos óbitos podem ser consultados no site da Defesa Civil estadual. Ainda há 127 pessoas desaparecidas. No levantamento oficial, em todo o estado, há 806 feridos.
Mais de 76,4 mil pessoas foram resgatadas. Somam-se a esses salvamentos 10.814 animais domésticos e silvestres. Atuam nesses salvamentos 27.651 agentes públicos federais, do Rio Grande do Sul e de estados parceiros. (Com informações Agência Brasil)