//

Vote em Alice Yura: artista de Aparecida do Taboado representa MS no Prêmio Pipa 2025

1 min de leitura
2

O Prêmio Pipa, considerado um dos mais importantes da arte contemporânea no Brasil, conta neste ano com a participação da artista Alice Yura, de Aparecida do Taboado (MS). Ela é a única representante do estado na edição de 2025 e disputa na categoria voto popular, aberta ao público até o dia 24 de agosto, às 23h59.

Criado em 2010, o Prêmio Pipa tem como objetivo dar visibilidade a artistas com até 15 anos de trajetória, fortalecendo suas carreiras e ampliando o alcance da produção artística brasileira. Os indicados são selecionados por uma comissão formada por agentes culturais de diversas regiões do país. Ao longo da história do prêmio, Alice é apenas a segunda artista sul-mato-grossense a ser indicada.

Para votar, basta acessar o site oficial do Prêmio Pipa, entrar na página da artista e confirmar o voto por e-mail: premiopipa.com/alice-yura.

Trajetória

Mulher trans e artista multidisciplinar, Alice Yura desenvolve trabalhos em diferentes linguagens, com destaque para fotografia e performance. Sua carreira começou no circuito estadual, participando de exposições em instituições como o Museu de Arte Contemporânea (MARCO), o Centro Cultural José Octávio Guizzo e a Fundação de Cultura de MS. Em 2012, uma de suas obras passou a integrar o acervo do MARCO após premiação.

A partir de 2019, seu trabalho conquistou visibilidade nacional, sendo exibido em espaços como o MASP, Instituto Tomie Ohtake, Sesc Pompeia, Museu do Amanhã, Pivô e MUCAHB. Em 2023, a fotografia Foto Yura I foi adquirida pela Pinacoteca de São Paulo, tornando Alice uma das poucas artistas do Mato Grosso do Sul presentes em um dos acervos mais relevantes da América do Sul. No ano seguinte, ela realizou sua primeira exposição internacional, em Nova York, no Art America Society.

Foto Yura I
Foto Yura I

Importância da indicação

A participação de Alice no Prêmio Pipa representa não apenas um marco em sua carreira, mas também um reconhecimento para artistas do interior do Brasil e do Mato Grosso do Sul no circuito nacional de arte contemporânea. Em todas as exposições, a artista leva consigo o nome de Aparecida do Taboado e reforça a representatividade da produção artística sul-mato-grossense.

2 Comments

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog