Através das redes sociais, a Prefeitura Municipal publicou nesta quarta-feira (05) o boletim epidemiológico que divulga os casos de dengue, zika e chikungunya registrados em Aparecida do Taboado em 2025.
De acordo com os números divulgados, até o momento o município registrou 85 notificações de dengue, sendo 57 casos confirmados e outros 28 aguardando resultado. Em relação a semana passada, o número de casos em Aparecida do Taboado aumentou 62,85%, com 22 novos casos.
Na última quinta-feira (30), o Governo de Mato Grosso do Sul divulgou o boletim estadual que registrava 1.133 casos prováveis de Dengue, sendo 253 casos confirmados. Os municípios de Selvíria, Jateí e Antônio João eram os que registravam a alta incidência de casos no Estado.
Vacinação contra Dengue
Nesta quinta-feira (06), todos os postos de saúde de Aparecida do Taboado atenderão até às 20h (BR) com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinas da população aparecidense e também vacinar crianças e adolescentes, entre 10 a 14 anos, contra a dengue.
A iniciativa é realizada através do Programa MS Vacina Mais, e os postos de antedimento que estarão disponíveis são: ESF Jardim do Lago, ESF São Jerônimo, ESF Vila Pereira, ESF Central, ESF Vila Barbosa e ESF Jardim das Flores, Rural e Ranchos.
Como prevenir os focos do mosquito Aedes aegypti:
- Vire garrafas de boca para baixo;
- Tampe caixas d’água, cisternas e outros reservatórios;
- Esvazie pratos de plantas e vasos ou preencha-os com areia;
- Troque a água dos bebedouros de animais diariamente;
- Descarte pneus velhos, latas, potes e outros objetos que possam acumular água;
- Limpe calhas para evitar entupimentos;
- Lave as piscinas com frequência e trate a água com cloro;
- Mantenha os quintais limpos, sem entulho ou lixo acumulado.