Aparecida do Taboado (MS) – Os integrantes da Associação “SOS Rio Paraná” estão intensificando as ações para sensibilizar a população aparecidense sobre as questões de saneamento básico, em especial referente ao emissário de esgoto localizado no Rio Paraná.
Na tarde desta segunda-feira (21) membros da associação realizaram uma adesivagem de veículos no semáforo central no encontro das avenidas Presidente Vargas com a Orlando Mascarenhas Pereira. Foram distribuídos 500 adesivos no total.
A presidente da associação, Leila Mussi falou com a imprensa, e explicou que além das divulgações feitas por meio da mídia, a associação também iniciou um movimento social até o dia 5 de setembro para que a comunidade aparecidense se manifeste contra o emissário de esgoto nas praias do Rio Paraná por meio da Consulta Pública.
“Estão querendo soltar um esgoto de frigorífico na praia mais linda de Aparecida do Taboado, ao lado da ponte rodoferroviária. Já existe um emissário que tem causado prejuízos ao meio ambiente, e a Prefeitura pretende construir mais um nas praias dos loteamentos mais valorizados do município, quero saber quem irá concordar com isso?” indagou.
Leila salientou que o movimento não é político, é uma mobilização social, ambiental, de saúde pública e econômica.
Consulta Pública
O período de consulta pública de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico será encerrado no dia 05 de setembro. Durante este período, a população poderá fazer sua contribuição para auxiliar na definição das estratégias e ações para garantir a gestão sustentável dos recursos hídricos e a prestação de serviços de água e esgotamento sanitário de Aparecida do Taboado.
Para participar da definição das estratégias e ações do plano, os cidadãos devem preencher um formulário com reclamações ou contribuições. Os campos obrigatórios são Nome completo, e-mail, celular, além de selecionar qual contribuição o cidadão irá fazer, sendo uma crítica, sugestão, comentário ou elogio. Ainda há um espaço para texto e envio de arquivo.