//

Associação “SOS Rio Paraná” se reúne com Legislativo e Executivo para pedir aumento do prazo para consulta pública do Plano Municipal de Saneamento-Água e Esgoto

2 minutos de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Aconteceu na tarde desta quarta-feira (02) na Câmara Municipal, uma reunião entre membros do Legislativo, Executivo e participantes da Associação SOS Rio Paraná que reivindicaram o aumento do prazo para a consulta pública do Plano Municipal de Saneamento-Água e Esgoto e outras mudanças do plano.

Os membros da associação foram representados pela presidente do “SOS Rio Paraná”, Leila Mussi, que fez uma apresentação aos presentes descrevendo todas as ações já realizadas pela associação desde sua criação, citando as reivindicações e audiências públicas já realizadas com participação do grupo que se manifesta contra o local do emissário de esgoto instalado pela Sanesul às margens do Rio Paraná, bem como do segundo emissário proposto por meio da consulta pública.

Durante a apresentação, Leila solicitou algumas mudanças para o Plano Municipal de Saneamento ao Prefeito José Natan, que estava presente na reunião. As mudanças são: a dilação do prazo de consulta pública, com o objetivo de maior transparência e disponibilidade de participação da população; facilidade para que a população possa enviar opiniões sobre o plano através do site da Prefeitura Municipal; nova publicação em veículo oficial de imprensa da revisão realizada, após consulta pública; criação e participação do Colegiado de Saneamento Básico na elaboração do plano.

A presidente da associação também pediu por mudanças no emissário já instalado, como a mudança do local de lançamento; implantação de lagoas de tratamento e prolongamento do emissário até o leito do rio, independente do novo local de lançamento.

Após acompanhar os pedidos feito pela associação, o prefeito José Natan disse aos presentes que o Plano Municipal de Saneamento foi elaborado por uma empresa terceirizada e que toda a população pode participar da consulta pública para dar sua opinião sobre o planejamento realizado. Além disso, também aceitou aumentar o prazo para consulta pública, que deverá ser publicado no Diário Oficial.

O chefe do executivo esclareceu ao Costa Leste News que a consulta pública tem por objetivo ouvir a opinião de toda a sociedade, para das sequencia no projeto com a participação da população e também do Poder Legislativo.

Consulta Pública

 

Está aberta a Consulta Pública de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico e a população aparecidense pode fazer suas considerações através do site da Prefeitura Municipal www.aparecidadotaboado.ms.gov.br.

Para participar da definição das estratégias e ações do plano, os cidadãos devem preencher um formulário com reclamações ou contribuições. Os campos obrigatórios são Nome completo, e-mail, celular, além de selecionar qual contribuição o cidadão irá fazer, sendo uma crítica, sugestão, comentário ou elogio. Ainda há um espaço para texto e envio de arquivo.

A consulta estava prevista para ser finalizada no dia 05 de agosto, entretanto, nova data será divulgada após pedido da associação SOS Rio Paraná.

Clique aqui para ser redirecionado para a aba da Consulta Pública.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog