Aparecida do Taboado (MS) – A Câmara Municipal marcou para esta terça-feira (27), às 19h (horário de Brasília), a segunda audiência pública relacionada à prestação de serviços pela Sanesul ao município. O evento vai acontecer no Centro Pedagógico e Cultural Prof. Agrício José Tolentino, ao lado da Câmara.
A audiência é um pedido do vereador José Natan de Paula Dias, membro do grupo SOS Paraná, e vai discutir o Plano de Longo Prazo e os investimentos em saneamento que a empresa pretende fazer em Aparecida do Taboado.
Além disso, a situação do emissário de esgoto instalado às margens do Rio Paraná, em área turística do município, e que foi destaque na 1ª audiência pública, também é um dos temas principais da reunião, que ainda vai abordar sobre o contrato entre Município e empresa, que expira em 2020, mas que a Sanesul já vem articulando para antecipar renovação ainda em 2019.
Segundo avaliou o presidente da Câmara, vereador José Rodrigues de Matos (Zezão), o município terá que decidir entre renovar, municipalizar ou privatizar os serviços de saneamento, pesando prós e contras. Para ele, a opinião da população será fundamental neste processo, já que o Legislativo terá que tomar esta decisão muito em breve.
Em contraponto, o grupo SOS Paraná, que vem lutando para que a Sanesul mude o traçado do emissário de local e promova várias alterações no projeto de ampliação da estação de tratamento de esgoto em Aparecida do Taboado, já sinalizou contrário à renovação afirmando haver considerável descrédito da empresa por parte da população aparecidense.
A reunião hoje deve contar com a presença do prefeito municipal, vereadores, representantes da Sanesul e membros do Grupo SOS Paraná, além da população em geral.

