/

Grupo SOS Paraná já se organiza para audiência e vai brigar pela mudança do emissário de esgoto

1 min de leitura

      Aparecida do Taboado (MS) – Fundada em fevereiro deste ano, a comissão SOS Paraná engrossa uma luta que começou em 2013 contra o local onde a Sanesul pretende despejar o esgoto de Aparecida do Taboado finalizada as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no município.

      Trata-se de importante área de interesse turística de Aparecida do Taboado, estando há pouco mais de 200 metros do Balneário do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (SIMTED).

      A luta já rendeu vários movimentos contrários a esta posição da empresa que enfrenta, inclusive, várias ações na justiça sobre a questão. Uma audiência pública na segunda quinzena de março deste ano tratou especificamente sobre o assunto, mas até agora a Sanesul não se manifestou sobre os pontos acordados e elencados pela população como prioritários para a continuação da obra e seguiu com a instalação do emissário, que já está finalizada apesar de ainda não operante.

      Hoje à noite (27), às 19hs (BR), acontecerá a segunda audiência pública marcada pela Câmara Municipal a pedido do vereador José Natan – que integra a comissão, e vai tratar também sobre o Plano de Longo Prazo e os investimentos em saneamento que a empresa pretende fazer em Aparecida do Taboado, bem como discutir a possibilidade de antecipar a renovação do contrato entre empresa e município.

      O grupo, que ganhou apoio de entidades regionais e até da OAB de MS, já se organiza para a reunião e entre as principais reivindicações à empresa estão: que retirem o emissário da área de balneário; que seja feito o sistema terciário de tratamento de esgoto para não poluir o Rio Paraná e que aumentem a tubulação para longe das margens do rio independente do local onde o emissário seja instalado.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog