Aparecida do Taboado (MS) – Aconteceu na última sexta-feira (18), uma carreata organizada pelo grupo ‘SOS Rio Paraná’, em protesto contra a Sanesul, para que o emissário final de esgoto localizado no rio Paraná seja retirado do local. O movimento teve o objetivo, ainda, de pedir apoio dos representantes locais dos Poderes Legislativo e Executivo nesse luta importante na preservação do meio ambiente.
A mobilização aconteceu após aparecidenses flagrarem no sábado (12), depois uma chuva, o esgoto sendo jorrado pela manilha principal e escorrendo para o rio.
Durante a carreata, os membros do grupo se reuniram em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, usando a camiseta do grupo, faixa e carros de som pedindo a retirada do emissário. Após se reunirem no local, os integrantes passaram pela Sanesul, Ministério Público e principais Avenidas e ruas do da cidade, com o objetivo de chamar atenção para o tema.
Ao Costa Leste News, Leila Aparecida Mussi, integrante do grupo disse que a mobilização tinha a finalidade de chamar a atenção da população aparecidense sobre o assunto para que “mantenham permanente vigilância sobre o emissário”.
Ela, que possui um empreendimento turístico as margens do Rio Paraná, ainda lembrou que o contrato de renovação com a empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul não foi renovado durante votação na Câmara em junho deste ano.
“A briga pelo tratamento terciário de efluentes e a retirada do emissário de esgoto do rio Paraná continua.”, finalizou.