Mudança climática, maior incidência de raios solares e vegetação seca são fatores que contribuem para o maior número de queimadas no período de estiagem em Mato Grosso do Sul.
Para evitar esse tipo de ocorrência, a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Aparecida do Taboado e o Corpo de Bombeiros Militar, alertam para uma série de cuidados extremamente necessários para essa época do ano, o primeiro deles é evitar manipular objetos inflamáveis próximos de vegetação.
As pessoas precisam ficar ainda mais atentas nesse período e não colocar objetos potencialmente inflamáveis, como pontas de cigarro, em vegetação seca. Se forem fazer atividades ao ar livre que utilizem fogo, como um churrasco, é preciso estar distante da vegetação e em áreas bem delimitadas. No exemplo do churrasco devem usar churrasqueiras ou objetos que minimizem a possibilidade de incêndio.
Um alerta do Corpo de Bombeiros é em relação ao uso do fogo para limpeza de terrenos, inclusive em práticas agropastoris ou florestais mesmo que legalmente autorizado, devendo ser substituído o fogo por práticas sustentáveis sempre que possível.
Qualquer descuido pode evoluir para um incêndio de grandes proporções, portanto neste período de poucas chuvas e temperaturas altas, com ventos fortes e solo seco, todo cuidado é pouco.