Aparecida do Taboado (MS) – Durante a primeira edição do FestJuv- Festival da Juventude, que aconteceu no dia 28 de março em Campo Grande-MS, a aparecidense Monielle Maria de Matos Peria conquistou o primeiro lugar no concurso de poesia.
O evento foi realizado pela Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura e reuniu mais de 600 textos de várias categorias. Na categoria de Concurso de Poesia (19 a 24 anos), a aparecidense Monielle, que atualmente é acadêmica de Relações Internacionais na Universidade São Judas Tadeu (USJT), conquistou o primeiro lugar com o poema intitulado “1924” e inspirado nas obras do escritor tcheco Franz Kafka (1883-1924).
Para a aparecidense, a literatura salva vidas e em outros casos, torna-a mais intrigante, “a literatura é tudo aquilo que é mundano, sagrado, extravagante e desinteressante e principalente, tudo aquilo que não se encaixa em nenhuma das palavras que citei”, disse.
Além do poema escrito para o concurso, Monielle, que tem contato com o universo literário desde os dez anos, possui cinco poemas escritos em inglês publicados e uma revista literária na Escócia, que também já incluiu grandes poetas, como o escritor americano Lawrence Ferlinghetti (1919-2021).
Festival da Juventude- FestJuv
O festival que nasceu com uma proposta literária e foi expandido para outras vertentes culturais reuniu jovens de todo o Mato Gross do Sul.
O reitor da UFMS, esteve presente e expressou sua felicidade em presenciar o primeiro FestJuv, “estamos orgulhosos e felizes em receber o Festival e esperamos que essa seja a primeira de muitas, proporcionando uma vivência cultural sem igual e abrindo os horizontes para a juventude de MS”, disse.
Febraro de Oliveira, coordenador dos concursos do evento também deu sua contribuição, “O jovem, ao contrário do que se imagina, está se interessando cada vez mais pelos livros e pela leitura”.